Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual orienta agências de turismo no Rio

28.02.2019 - 17:47
20190228_104728EDT_1551386859.85.jpg

Os fiscais do Procon Estadual realizaram nos últimos dois dias novas fiscalizações tendo em vista o Carnaval. A Operação Abre Alas continuou orientando e vistoriando agências de turismo. Desta vez os alvos foram estabelecimentos em Copacabana, Ipanema, Barra da Tijuca e Centro. Foram 24 lojas vistoriadas na quarta-feira (27/02) e 14 lojas nesta quinta-feira (28/02). Nestes dois dias apenas dois estabelecimentos não apresentaram irregularidades e as demais foram notificadas a apresentarem documentos faltantes ou regularizarem problemas encontrados.

Os problemas mais encontrados nos dois dias foram: a ausência de cartazes de informação obrigatória - como telefone e endereço do Procon-RJ, contra a exploração sexual e tráfico de crianças e adolescentes e o do combate à violência contra a mulher -, além do Código de Defesa do Consumidor e do documento de credenciamento no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo (Cadastur). Algumas lojas ainda não possuíam o Livro de Reclamações e outras exibiam seus preços com o tamanho da fonte no número de parcelas na compra à prazo inferior ao tamanho da fonte do valor integral, induzindo o consumidor em erro.

Apenas um dos estabelecimentos ontem, CVC(Avenida Nossa Senhora Copacabana, 1213 loja, A, Copacabana) e outro na ação realizada hoje, Maiorca (Avenida Almirante Barroso, 6 loja 906 e 907, Centro), não apresentaram irregularidade alguma. .

Balanço da Operação Abre Alas (27/02)

1 - Plantel Turismo(Rua Paul Redfern, 43, Ipanema): Ausência do cartaz do combate à violência contra a mulher.

2- CVC(Rua Visconde de Pirajá, 580 loja 203, Ipanema): Ausência do cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência do credenciamento no Cadastur.

3- Brazilian Connection(Avenida Olegário Maciel, 555 loja 03, Barra): Ausência do cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência do Livro de Reclamações e seu respectivo cartaz. Ausência do cartaz contra a exploração sexual e tráfico de crianças e adolescentes. Ausência do cartaz do combate à violência contra a mulher. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

4- Samba Ipanema(Rua Visconde de Pirajá, 291, loja A, Ipanema): Ausência do cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência do Código de Defesa do Consumidor. Ausência do cartaz contra a exploração sexual e tráfico de crianças e adolescentes. Ausência do cartaz do combate à violência contra a mulher. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

5 - CI Intercâmbio e viagens(Rua Visconde de Pirajá, 547 loja 209, Ipanema):Ausência do cartaz de exploração sexual e tráfico de crianças e adolescentes.

6- NBC Turismo Agaxtur Viagens (Rua Visconde de Pirajá, 550 loja 109, Ipanema): Ausência do cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência do Livro de Reclamações e seu respectivo cartaz. Ausência do cartaz contra a exploração sexual e tráfico de crianças e adolescentes. Ausência do cartaz do combate à violência contra a mulher. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do credenciamento no Cadastur. No painel eletrônico da vitrine a fonte do número de parcelas é menor que o valor da parcela.

7- Latam Travel(Rua Aníbal Mendonça, 123, loja C, Ipanema): Ausência do cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência do cartaz contra a exploração sexual e tráfico de crianças e adolescentes. Ausência do cartaz do combate à violência contra a mulher. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do credenciamento no Cadastur. Fonte do número de parcelas é inferior ao tamanho da fonte do valor da parcela nos cartazes de pacotes da vitrine.

8 - Paxtur(Rua Visconde de Pirajá, 303, loja 114, Ipanema): Ausência do cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência do Código de Defesa do Consumidor. Ausência do cartaz contra a exploração sexual e tráfico de crianças e adolescentes. Ausência do cartaz do combate à violência contra a mulher. Ausência do Livro de Reclamações e seu respectivo cartaz.

9- Gradual Turismo(Rua Visconde de Pirajá, 486, lojas 102 e 103, Ipanema):Ausência do cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência do Livro de Reclamações e seu respectivo cartaz. Ausência do cartaz contra a exploração sexual e tráfico de crianças e adolescentes. Ausência do cartaz do combate à violência contra a mulher. Ausência do Livro de Reclamações e seu respectivo cartaz. Ausência do credenciamento no Cadastur.

10- Tropical(Rua Visconde de Pirajá, 303, loja 110, Ipanema): Ausência do cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência do Código de Defesa do Consumidor. Ausência do cartaz contra a exploração sexual e tráfico de crianças e adolescentes. Ausência do cartaz do combate à violência contra a mulher. Ausência do credenciamento no Cadastur. Ausência do Livro de Reclamações e seu respectivo cartaz. No cartaz da vitrine o pacote de viagens o valor da parcela está apresentado em dólar e o tamanho da fonte do número de parcelas é inferior ao tamanho da fonte do valor da parcela.

11- Demarre Tours(Avenida Armando Lombardi, 350 loja 130, Barra):Ausência do cartaz contra a exploração sexual e tráfico de crianças e adolescentes. Ausência do Livro de Reclamações e seu respectivo cartaz. Ausência do cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência do cartaz do combate à violência contra a mulher. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

12- Travel Point Câmbio e Turismo (Avenida das Américas 500, bloco 4 loja 118, Barra da Tijuca): Ausência do cartaz contra a exploração sexual e tráfico de crianças e adolescentes. Ausência do cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência do cartaz do combate à violência contra a mulher.

13- CI Intercâmbio (Avenida das Américas, 500, bloco 21, loja 140, Barra da Tijuca): Ausência do cartaz contra a exploração sexual e tráfico de crianças e adolescentes. Ausência do cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência do cartaz do combate à violência contra a mulher. Ausência do Livro de Reclamações e seu respectivo cartaz.

14- CVC(Avenida das Américas, 4666, loja 102 A, Barra da Tijuca): Ausência do credenciamento no Cadastur.

15- BVT Viagens(Av. das Américas, 4666 Loja 120 – N2 - Barra da Tijuca): Ausência do cartaz contra a exploração sexual e tráfico de crianças e adolescentes. Ausência do cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência do cartaz do combate à violência contra a mulher. Ausência do Livro de Reclamações e seu respectivo cartaz.

16- CVC(Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 680, loja 55 B, Copacabana): Ausência do cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência do cartaz contra a exploração sexual e tráfico de crianças e adolescentes. Ausência do cartaz do combate à violência contra a mulher. :

17- Axel Tour Operadora(Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 1138, loja G, Copacabana): Ausência do cartaz contra a exploração sexual e tráfico de crianças e adolescentes. Ausência do cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência do cartaz do combate à violência contra a mulher. Ausência do Livro de Reclamações e seu respectivo cartaz. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

18- BRW Copa viagens e turismo(Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 794, sala 905, Copacabana): Ausência do cartaz contra a exploração sexual e tráfico de crianças e adolescentes. Ausência do cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência do cartaz do combate à violência contra a mulher. Ausência do Livro de Reclamações e seu respectivo cartaz.

19- Guanatur(Rua Dias da Rocha, 16 loja A, Copacabana): Ausência do Código de Defesa do Consumidor. Ausência do cartaz contra a exploração sexual e tráfico de crianças e adolescentes. Ausência do cartaz do combate à violência contra a mulher. Ausência do Livro de Reclamações e seu respectivo cartaz. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

20- Setembro(Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 589, Copacabana): Ausência do cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência do Código de Defesa do Consumidor. Ausência do cartaz contra a exploração sexual e tráfico de crianças e adolescentes. Ausência do cartaz do combate à violência contra a mulher. Ausência do Livro de Reclamações e seu respectivo cartaz. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

21- VV Tour viagens e turismo (Avenida Prado Júnior, 48, Copacabana): Ausência do Código de Defesa do Consumidor. Ausência do cartaz contra a exploração sexual e tráfico de crianças e adolescentes. Ausência do cartaz do combate à violência contra a mulher. Ausência do Livro de Reclamações e seu respectivo cartaz. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

22- Turismo Clássico(Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 1059, loja 805, Copacabana): Ausência do Livro de Reclamações e seu respectivo cartaz. Ausência do cartaz com telefone e endereço do Procon.

23- Rio Line(Avenida Atlântica, 2364, loja A, Copacabana):Ausência do cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência do cartaz contra a exploração sexual e tráfico de crianças e adolescentes. Ausência do cartaz do combate à violência contra a mulher. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

Balanço da Operação Abre Alas (28/02)

1- Coliseu(Avenida Graça Aranha, 226 sala 307, Centro): Ausência do cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência do cartaz do combate à violência contra a mulher. Ausência do cartaz contra a exploração sexual e tráfico de crianças e adolescentes. Ausência do Livro de Reclamações e seu respectivo cartaz. Ausência do Código de Defesa do Consumidor. Ausência do credenciamento no Cadastur.

2- Quarteto Turismo (Avenida Graça Aranha, 145, sala 906 – Centro): Ausência do Livro de Reclamações e seu respectivo cartaz. Ausência do cartaz contra a exploração sexual e tráfico de crianças e adolescentes. Ausência do cartaz do combate à violência contra a mulher.

3- Flytour(Rua México, 148, sala 401, Centro): Ausência do cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência do cartaz do combate à violência contra a mulher. Ausência do Livro de Reclamações e seu respectivo cartaz.

4- Abalone(Avenida Graça Aranha, 57, sala 410 – Centro): Ausência do cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência do cartaz do combate à violência contra a mulher. Ausência do cartaz contra a exploração sexual e tráfico de crianças e adolescentes. Ausência do Livro de Reclamações e seu respectivo cartaz.

5- Dantur(Avenida Rio Branco, 156, loja 134, Centro): Ausência do cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência do cartaz do combate à violência contra a mulher. Ausência do cartaz contra a exploração sexual e tráfico de crianças e adolescentes.

6- Kom Tour(Rua Sete de Setembro, 111, 4• andar, Centro): Ausência do cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência do cartaz do combate à violência contra a mulher. Ausência do cartaz contra a exploração sexual e tráfico de crianças e adolescentes. Ausência do Livro de Reclamações e seu respectivo cartaz. Ausência do Código de Defesa do Consumidor.

7- Grupo 021 (Avenida Rio Branco, 183, loja 3303, Centro): Ausência do cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência do cartaz do combate à violência contra a mulher. Ausência do cartaz contra a exploração sexual e tráfico de crianças e adolescentes. Ausência do Livro de Reclamações e seu respectivo cartaz. Ausência do Código de Defesa do Consumidor.

8- Avipam(Avenida Rio Branco, 251, Pav 10, Centro): Ausência do cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência do cartaz do combate à violência contra a mulher. Ausência do cartaz contra a exploração sexual e tráfico de crianças e adolescentes. Ausência do Livro de Reclamações e seu respectivo cartaz.

9- Point Travel(Avenida Treze de Maio, 41, sala 301, Centro): Ausência do Livro de Reclamações e seu respectivo cartaz. Ausência do cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência do cartaz do combate à violência contra a mulher.

10- A.M. Travel (Rua Araújo Porto Alegre, 70 salas 601 e 602, Centro): Ausência do cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência do cartaz do combate à violência contra a mulher. Ausência do cartaz contra a exploração sexual e tráfico de crianças e adolescentes. Ausência do credenciamento no Cadastur. Ausência do Código de Defesa do Consumidor.

11 - Eurotours(Avenida Calógeras, 30 loja E – Centro): Ausência do Livro de Reclamações e seu respectivo cartaz. Ausência do cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência do cartaz do combate à violência contra a mulher. Ausência do cartaz contra a exploração sexual e tráfico de crianças e adolescentes. Ausência do credenciamento no Cadastur. Pacotes de viagens da vitrine em dólar e também o tamanho da fonte do número de parcelas e valor da entrada é inferior ao tamanho da fonte do valor da parcela.

12- RBC Tur(Rua México, 31 salas 201 a 204, Centro): Ausência do cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência do cartaz do combate à violência contra a mulher. Ausência do cartaz contra a exploração sexual e tráfico de crianças e adolescentes.

13- RBW Turismo (Rua México, 45 salas, 201 a 203 – Centro): Ausência do Livro de Reclamações e seu respectivo cartaz. Ausência do cartaz do combate à violência contra a mulher.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil