Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua 39 agências do Itaú nesta terça e quarta-feira

13.03.2019 - 17:40
20190313_135639edt_1552509650.86.jpg

Os fiscais do Procon Estadual realizaram uma ação da Operação Caixa Forte em agências do Banco Itaú nestas terça e quarta-feira (12 e 13/03). A fiscalização foi motivada por denúncias, como o fato de ser comum a espera em fila de atendimento além do tempo determinado em lei. A denúncia foi confirmada em 13 agências. Todas as agências vistoriadas foram autuadas por este ou outros motivos. Foram vistoriadas agências por toda a cidade do Rio, além de Niterói e Duque de Caxias.

Das 18 agências autuadas na terça-feira(12/03), 16 realizavam a autenticação eletrônica em documento diferente do boleto de cobrança. As denúncias foram confirmadas em 11 agências que se recusavam em receber boletos de cobrança de contas de serviços essenciais. 

Nesta quarta-feira (13/03) foram vistoriadas 21 agências e todas realizavam a autenticação eletrônica em documento diferente do boleto de cobrançae se recusavam arealizar pagamento de contas de serviços essenciais.

Balanço da Operação Caixa Forte (12/03)

1) (Av. Meriti, 2591, lj b, Vila da Penha): Ausência de caixa eletrônico adaptado. Não recebe pagamento de conta de consumo no caixa presencial. Autenticação feita em documento diferente do boleto de cobrança.

2) (Av. Rio Branco, 86, lj a, Centro): Ausência de divisória entre os caixas. Autenticação feita em documento diferente do boleto de cobrança. Não recebe pagamento de conta de consumo no caixa presencial. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros (envio órgão competente).

3) (Rua Voluntários da Pátria, 180, Botafogo): Ausência de divisórias entre os caixas. Ausência da exposição da lei 5254/11. Guarda-volumes acionado apenas por cartão. Autenticação feita em documento diferente do boleto de cobrança.

4) (Av. Meriti, 2857, Vila da Penha): Tempo de espera em fila superior ao permitido. ( 19 min. De espera). Guarda-volumes na parte externa da agência. Autenticação feita em documento diferente do boleto de cobrança. Ausência de caixa eletrônico adaptado.

5) (Rua Voluntários da Pátria, 207, Botafogo): Ausência de divisórias entre os caixas. Guarda-volumes sem chave individual, somente uso por cartão. Não recebe pagamento de conta de consumo no caixa presencial. Tempo de atendimento superior ao permitido. Ultrapassou 06 minutos. Autenticação feita em documento diferente do boleto de cobrança.

6) (Rua da quitanda, 80, Centro): Ausência caixa adaptado. Ausência cartaz do Livro de Reclamações. Ausência de divisórias entre os caixas. Autenticação feita em documento diferente do boleto de cobrança. Não recebe pagamento de conta de consumo no caixa presencial.

7) (Av. Presidente Vargas, 642, lj A, Centro): Guarda-volumes localizado na parte externa da agência. Ausência de caixa eletrônico adaptado. Autenticação feita em documento diferente do boleto de cobrança. Ausência de divisória entre os caixas. Não recebe pagamento de conta de consumo no caixa presencial.

8) (Rua Siqueira Campos, 143, lj 01, Copacabana): Ausência de divisórias entre os caixas. Guarda-volumes acionado somente por cartão. Autenticação feita em documento diferente do boleto de cobrança. Tempo de espera excedido em 8 minutos.

9) (Rua Itapera, 500, Irajá): Ausência de caixa eletrônico adaptado. Ausência de 15 assentos preferenciais.

10) (Av. Marechal Floriano, 126 a 128, Centro): Ausência de divisórias entre os caixas. Ausência de caixa eletrônico adaptado. Autenticação feita em documento diferente do boleto de cobrança. Não recebe pagamento de conta de consumo no caixa presencial. Tempo de espera excedido em 28 minutos.

11) (Visconde de Pirajá, 300, Ipanema): Ausência de divisória entre os caixas. Guarda-volumes sem chave individual. Autenticação feita em documento diferente do boleto de cobrança. Tempo excedido em 21 minutos. Não há informação quanto a escala dos funcionários. Ausência do telefone e endereço do Procon.

12) (Visconde de Pirajá, 66, Ipanema): Ausência de divisória entre os caixas. Guarda-volumes sem chave individual. Autenticação feita em documento diferente do boleto de cobrança.

13) (Vicente de Carvalho, 909, Vila Da Penha): Ausência de 15 assentos preferenciais. Autenticação feita em documento diferente do boleto de cobrança. Não recebe pagamento de conta de consumo no caixa presencial.

14) (Av. Rio branco, 37, Centro): Autenticação feita em documento diferente do boleto de cobrança. Não recebe pagamento de conta de consumo no caixa presencial. Ausência cartaz do Livro de Reclamação. Ausência de divisória entre os caixas. Ausência de caixa eletrônico adaptado.

15) (Rua Carvalho de Souza, 241a 247, Madureira): Não recebe pagamento de conta de consumo no caixa presencial. Ausência de caixa eletrônico adaptado. Autenticação feita em documento diferente do boleto de cobrança. Tempo de espera excedido em 24 e 22 minutos.

16) (Av. Nossa Senhora de Copacabana, 1120, Copacabana): Ausência de divisórias entre caixas. Guarda-volumes sem acionamento por chave individual. Autenticação feita em documento diferente do boleto de cobrança. Tempo de espera excedido em 10 e 5 minutos. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações.

17) (Estrada do Portela, 41, Madureira): Autenticação feita em documento diferente do boleto de cobrança. Não recebe pagamento de conta de consumo no caixa presencial. Ausência de caixa eletrônico adaptado. Tempo de espera excedido em 03 minutos.

18) (Rua Domingos Lopes, 682 a 690, Madureira): Não recebe pagamento de conta de consumo no caixa presencial. Ausência de caixa eletrônico adaptado. Guarda-volumes na parte externa do banco. Tempo de espera excedido em 19 min.

Balanço da Operação Caixa Forte (13/03)

1) (Rua Santa Rosa, 11, Niterói): Ausência do caixa eletrônico adaptado. Ausência do guarda-volumes. Autenticação feita em documento diferente do boleto de cobrança. Não recebe pagamento de conta de consumo no caixa presencial. Ausência de divisória entre os caixas.

2) (Rodovia Washington Luiz, s/n, qd 3, Duque de Caxias): Ausência do caixa eletrônico adaptado. Acesso ao guarda-volumes somente com cartão. Autenticação feita em documento diferente do boleto de cobrança. Não recebe pagamento de conta de consumo no caixa presencial. Ausência de divisória entre os caixas.

3) (Rua Santa Rosa, 8/10, Niterói): Ausência do caixa eletrônico adaptado. Autenticação feita em documento diferente do boleto de cobrança. Não recebe pagamento de conta de consumo no caixa presencial. Ausência de divisória entre os caixas. Ausência de cartaz informando ao consumidor o tempo de permanência na fila.

4) (Av. das Américas, 500, lj 101, Barra da Tijuca): Acesso ao guarda-volumes somente com cartão. Autenticação feita em documento diferente do boleto de cobrança. Não recebe pagamento de conta de consumo no caixa presencial. Ausência de divisória entre os caixas.

5) (Av. Ernani Amaral Peixoto, 363, Niterói): Ausência do caixa eletrônico adaptado. Acesso ao guarda-volumes localizado fora da agência. Autenticação feita em documento diferente do boleto de cobrança. Não recebe pagamento de conta de consumo no caixa presencial. Ausência de divisória entre os caixas.

6) (Av. Brigadeiro Lima e Silva, 1411, Caxias): Ausência do caixa eletrônico adaptado. Acesso ao guarda-volumes localizado fora da agência. Autenticação feita em documento diferente do boleto de cobrança. Não recebe pagamento de conta de consumo no caixa presencial. Ausência de divisória entre os caixas. Livro de Reclamações não autenticado. Ausência de cartaz do Livro de Reclamações. Tempo de espera superior a 20 minutos.

7) (Av. Das Américas, 500, lj 102/103, bloco 2, Barra): Ausência do caixa eletrônico adaptado. Acesso ao guarda-volumes localizado fora da agência e acesso somente com cartão. Autenticação feita em documento diferente do boleto de cobrança. Não recebe pagamento de conta de consumo no caixa presencial. Ausência de divisória entre os caixas.

8) (Av. Ernani do Amaral Peixoto, 55, Niterói): Ausência do caixa eletrônico adaptado. Acesso ao guarda-volumes localizado fora da agência. Autenticação feita em documento diferente do boleto de cobrança. Não recebe pagamento de conta de consumo no caixa presencial. Ausência de divisória entre os caixas. Tempo de espera excedido em 2 minutos.

9) (Av. Brigadeiro lima e silva, 1063, Duque de Caxias): Ausência do caixa eletrônico adaptado. Acesso ao guarda-volumes acesso somente com cartão. Autenticação feita em documento diferente do boleto de cobrança. Não recebe pagamento de conta de consumo no caixa presencial. Ausência de divisória entre os caixas. Tempo de espera excedido em 6 minutos.

10) (Av. Ernani Amaral Peixoto, 35, Niterói): Ausência do caixa eletrônico adaptado. Autenticação feita em documento diferente do boleto de cobrança. Não recebe pagamento de conta de consumo no caixa presencial. Ausência de divisória entre os caixas. Tempo de espera excedido em 9 minutos.

11) (Rua da Conceição, 15, Niterói): Ausência do caixa eletrônico adaptado. Ausência do guarda-volumes. Autenticação feita em documento diferente do boleto de cobrança. Não recebe pagamento de conta de consumo no caixa presencial. Ausência de divisória entre os caixas.

12) (Rua Paulo Lins, 38, Duque de Caxias): Ausência do caixa eletrônico adaptado. Acesso ao guarda-volumes acesso somente com cartão. Autenticação feita em documento diferente do boleto de cobrança. Não recebe pagamento de conta de consumo no caixa presencial. Ausência de divisória entre os caixas.

13) (Av. Olegário Maciel, 567, Barra): Ausência do caixa eletrônico adaptado. Acesso ao guarda-volumes pelo exterior da agência. Autenticação feita em documento diferente do boleto de cobrança. Não recebe pagamento de conta de consumo no caixa presencial. Ausência de divisória entre os caixas.

14) (Rua Almirante Tefé, 620, Niterói): Ausência do caixa eletrônico adaptado. Autenticação feita em documento diferente do boleto de cobrança. Não recebe pagamento de conta de consumo no caixa presencial. Ausência de divisória entre os caixas.

15) (Av. Pres. Kenedy 1804, Caxias): Ausência do caixa eletrônico adaptado. Acesso ao guarda-volumes acesso somente com cartão. Autenticação feita em documento diferente do boleto de cobrança. Não recebe pagamento de conta de consumo no caixa presencial. Ausência de divisória entre os caixas. Banheiro com acessibilidade inoperante.

16) (Praça Euvaldo Lodi, 60, Barra da Tijuca): Ausência do caixa eletrônico adaptado. Acesso ao guarda-volumes acesso somente com cartão. Autenticação feita em documento diferente do boleto de cobrança. Não recebe pagamento de conta de consumo no caixa presencial. Ausência de divisória entre os caixas. Ausência do Livro de Reclamações.

17) (Av. Sernambetiba, 3700, Barra): Ausência do caixa eletrônico adaptado. Acesso ao guarda-volumes acesso somente com cartão. Autenticação feita em documento diferente do boleto de cobrança. Não recebe pagamento de conta de consumo no caixa presencial. Ausência de divisória entre os caixas.

18) (Av. Pres Kenedy, 1680, Duque de Caxias): Ausência do caixa eletrônico adaptado. Acesso ao guarda-volumes acesso somente com cartão. Autenticação feita em documento diferente do boleto de cobrança. Não recebe pagamento de conta de consumo no caixa presencial. Ausência de divisória entre os caixas.

19) (Av. Pres. Kenedy, 1597, Duque de Caxias): Ausência do caixa eletrônico adaptado. Acesso ao guarda-volumes acesso somente com cartão. Autenticação feita em documento diferente do boleto de cobrança. Não recebe pagamento de conta de consumo no caixa presencial. Ausência de divisória entre os caixas.

20) (Av. das Américas, 16699, Barra): Ausência do caixa eletrônico adaptado. Acesso ao guarda-volumes acesso somente com cartão e no exterior da agência. Autenticação feita em documento diferente do boleto de cobrança. Não recebe pagamento de conta de consumo no caixa presencial. Ausência de divisória entre os caixas. Recolhidas Reclamações do Livro não entregues.

21) (Av. das Américas, 16511, Barra): Ausência do caixa eletrônico adaptado. Acesso ao guarda-volumes acesso somente com cartão e no exterior da agência. Autenticação feita em documento diferente do boleto de cobrança. Não recebe pagamento de conta de consumo no caixa presencial. Ausência de divisória entre os caixas. Recolhidas Reclamações do Livro não entregues.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil