Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

O Procon Estadual realiza Operação Bomba Limpa na região da Tijuca

29.03.2019 - 18:10
IMG-20190329-WA0014edit_1553893815.43.jpg

Nesta sexta-feira (22/03) os fiscais do Procon Estadual realizaram mais uma ação conjunta com a equipe da Operação Barreira Fiscal, da Secretaria de Estado de Governo e da Secretaria de Estado de Fazenda. Os fiscais vistoriaram cinco postos de combustíveis na região da Tijuca e apenas um não apresentou irregularidades.

Dois postos foram autuados por não passarem no teste do galão de 20 litros, que também é conhecido como teste da “bomba baixa”. Nos testes realizados, o Posto Nota 10(Av. Edison Passos, 172, Alto da Boa Vista) a medida do combustível ficou 160ml abaixo da marca de 20 litros. já o Posto Boa Parada(Av. Paulo De Frontin, 204, Praça da Bandeira), ficou 80ml abaixo da marca. Vale lembrar que a tolerância máxima de erro permitida por lei é de 60ml. Os bicos reprovados foram lacrados e permanecerão interditados até o problema ser resolvido.

Apenas o Posto Ipiranga da Rua São Francisco Xavier, 312, não apresentou irregularidades. Os outros dois postos fiscalizados foram notificados por apresentarem problemas, tais como:ausência do cartaz do livro de reclamações e alguns produtos expostos sem preço.Os estabelecimentos têm15 dias para sanar estas irregularidades.A licença ambiental estava vencida. Neste caso o posto tem 48h para apresentar um documento dentro do prazo de validade no Procon-RJ.Elestambém nãoapresentaramocertificado doCorpo de Bombeiros. O fato será informado ao órgão responsável.

Balanço da Operação Bomba Limpa

1- Rede Postinho Shopping Tijuca(Av. Maracanã, 779, Maracanã): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros (CMBRJ),emitido ofício ao órgão competente. Licença de operação ambiental vencida em 03/01/2019. Fica determinado apresentação do documento na validade em 48 horas no Procon-Rj.

2- Posto Bela Vista (Rua Deputado Soares Filho, 390, Maracanã):Ausência de cartaz que informa o telefone e endereço do Procon-RJ.Ausência do cartaz do livro de reclamações. No início da fiscalização, havia um extintor despressurizado em uma das bombas de combustível, que foi substituído até o final da vistoria. A empresa tem 15 dias para sanar as irregularidades.

3- Posto Nota 10 (Av. Edison Passos, 172, Alto da Boa Vista): no teste de galão de 20l, foi constatado bomba baixa no bico n° 5 de óleo diesel, o nível ficou 160ml abaixo do zero, 100ml abaixo da tolerância legal. Sendo assim, o bico foi interditado pelos fiscais até que o problema seja sanado e apresentado ao órgão para posterior desinterdição, lacre n°1932. Ausência de preços em alguns produtos expostos. A empresa recebeu um auto de infração devido à grave irregularidade.

4- Posto Boa Parada (Av. Paulo De Frontin, 204, Praça da Bandeira): Ausência da Autenticação do Livro de Reclamações. No teste de galão de 20l, foi constatado bomba baixa no bico 01 de gasolina aditivada, o nível ficou 80ml abaixo do zero, 20ml abaixo da tolerância legal. Sendo assim, o bico foi interditado pelos fiscais até que o problema seja sanado e apresentado ao órgão para posterior desinterdição, lacre n°1933. A empresa recebeu um auto de infração devido à grave irregularidade.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil