Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

O Procon Estadual participa de Operação Bomba Limpa na Baixada Fluminense

05.04.2019 - 15:07
site_1554487587.51.jpg

Nessa quinta-feira (04/04), O Procon Estadual participou da ação da Operação Bomba Limpa em São João de Meriti, em uma força tarefa da Secretaria de Estado de Governo em conjunto com Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).O ato fiscalizatório aconteceu em dois postos de combustíveis. Em um deles os fiscais pediram notas de compra de etenol para verificar a procedência do produto, devido a diferença na quantidade de combustível armazenado no tanque e a que foi efetivamente comprada.A operação foi motivada por denúncias recebidas por telefone através do 190 e Disque Denúncia.

O Posto Zé Colmeia, localizado na Av. Miguel Couto, 937 lote2/3 quadra 2, no bairro Jardim Metrópole, está com a licença ambiental vencida desde julho de 2017. Ao medir os reservatórios de etanol, os fiscais verificaram a presença de 7.550 litros no tanque dois e 11.900 litros no tanque cinco. Contudo, na última nota fiscal de compra de combustível, a entrada foi de apenas 5 mil litros. Para confirmar a procedência do combustível, os fiscais determinaram a apresentação das notas fiscais de entrada de etanol dos últimos três meses, a licença de operação ambiental atualizada e o laudo de exigência do Corpo de Bombeiros em 48h na sede do Procon-RJ.O estabelecimento não apresentou o laudo de exigências do corpo de bombeiros. A ausência será notificada a corporação. Outras irregularidades encontradas foram: ausências do cartaz com telefone e endereço do Procon-RJ e do cartaz do Livro de Reclamações. A empresa tem 15 dias para sanar esses problemas.

O outro estabelecimento fiscalizado foi o Posto Mickey, que fica na Av. Cesário de Melo, 8121 no bairro Coelho da Rocha. O posto conta com três extintores de incêndio na ilha de combustível. Um deles estava despressurizado, mas o mesmo foi substituído até o final da fiscalização, conforme solicitado pelos fiscais.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil