Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

CONSUMIDOR / recall

Recall: Porsche Panamera (971)

26.04.2019 - 12:30

PROCESSO Nº08000.010755/2019-42?

Foi aberta a Campanha de Chamamento dos veículos Porsche, modelo Panamera (971), ano-modelo 2017 a 2019, em razão depossível erro de atribuição do software do painel de instrumentos, não existindo ligação entre o indicador de desgaste das pastilhas dos freios e a luz geral de aviso dos freios no painel do veículo, o que poderá acarretar no não funcionamento adequado do aviso sobre o estado dos freios, podendo o consumidor postergar indevidamente sua troca ou manutenção diante da falha da informação. A demora na troca dos compoenentes poderá acarretar acidentes envolvendo o consumidor.

A Campanha de Recall promovida pela Porsche Brasil Importadora de Veículos Ltda. tem o objetivo de convocar os consumidores a comparecerem a uma concessionária Porsche para que, como medida preventiva, reprograme o painel de instrumentos com software atualizado, para assegurar que a luz de aviso necessária é ativada quando o limite de desgaste das pastilhas dos freios é atingido.Segundo informações da Porsche, a Campanha de Chamamento, com início do atendimento em 27 de março de 2019, abrange 169 (cento e sessenta e nove) automóveis, fabricados entre 21 de março de 2016 e 15 de novembro de 2018, e colocados no mercado de consumo, com numerações de chassis compreendida entre os intervalos (WP0AA2971HL102270) até (WP0CH2978JL198294).

Em relação ao defeito que envolve os veículos, a Porsche Brasil informou ter detectado que" o defeito reside no possível erro de atribuição do software do painel de instrumentos, não existindo ligação entre o indicador de desgaste das pastilhas dos freios e a luz geral de aviso dos freios no painel do veículo.?"

Quanto aos riscos à saúde e à segurança apresentados, declarou que "devido ao erro de atribuição do software, é mostrada apenas a mensagem de aviso "Pastilhas dos freios gastas", na cor amarela, a qual pode ser reconhecida no visor multifunções do painel de instrumentos, quando uma pastilha dos freios estiver gasta. Não existe um aviso contínuo adicional que faça uso da luz de aviso dos freios vermelha. Esta medida preventiva é necessária para o correto funcionamento do aviso sobre o estado dos freios, existente no visor multifunções do veículo. A ausência de reparo fará com que o consumidor não seja capaz de verificar o real desgaste existente nos freios do Produto, postergando indevidamente sua troca ou manutenção. A demora na troca dos componentes de frenagem do veículo poderá acarretar acidentes envolvendo o consumidor, decorrentes de eventual falha ou ineficácia das pastilhas de freio desgastadas."

Quanto à data e ao modo pelo qual a periculosidade foi detectada, asseverou que "Diante de tal constatação, o problema foi corrigido nos veículos que estavam sendo produzidos e a Porsche foi informada, em 06 de março de 2019, para que, como ação preventiva, tomasse as providências necessárias para informar as autoridades competentes e promovesse a campanha de chamamento preventivo no Brasil."

?Com a mesma relevância, a Porsche informa que está desenvolvendo um plano de mídia adequado para o caso , que será submetido à apreciação com a maior brevidade possível, e desenvolveu um plano de atendimento ao consumidor, a fim de que o consumidor possa apresentar-se em uma das concessionárias autorizadas da Porsche durante o horário comercial.

Informou ainda que não foram constatados acidentes de trânsito ou danos materiais e/ou físicos decorrentes desse defeito, bem como ressalta quedevido ao fato do produto ser importado, nenhum dos Produtos foi exportado do Brasil.

O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um de nossos postos de atendimento ou discar 151.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil