Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual realiza comparativo de preços de celulares para o Dia das Mães

08.05.2019 - 13:55
pesquisaCelularDiaDasMães2.jpg_1557334528.53.png

Nos últimos anos os smartphones estão entre os presentes mais buscados para o Dia das Mães. Para orientar o consumidor do Rio de Janeiro, o setor de Pesquisas do Procon Estadual realizou um levantamento de custo de aparelhos celulares entre os dias 24 e 25 de abril e entre os 06 e 07 de maio. O trabalho foi realizado por meio da coleta de preços de 14 modelos de smartphones, em um total de 10 sites de venda, para verificar a variação de valor entre os dois meses analisados.

O resultado da pesquisa mostrou que 30% dos produtos não apresentaram alteração de valor. Outros 33% tiveram redução do preço e, em contrapartida, 15% deles subiu seu valor. Do total, 22% dos produtos não foram encontrados na segunda coleta de preços. Entre os que tiveram aumento de valor, a maior diferença foi de 50%. Já entre os que apresentaram diminuição de valor, a maior diferença foi de 20%. Nestes dois casos, as alterações de preço foram verificadas para o smartphone Motorola G G5S Plus 32 gigabytes na cor Platinum.

O Procon-RJ não se responsabiliza pelos preços informados, que refletem o valor praticado no momento da coleta. Estes podem sofrer variações para mais ou para menos com a proximidade do Dia das Mães, já que tais produtos não são tabelados. Em sites que utilizam o modelo de market place, foi considerado no comparativo o menor valor ofertado para o produto nas empresas parceiras listadas no site.

Confira a pesquisa completa no link
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil