Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Inscreva-se no Programa de Educação Financeira para Consumidores

08.05.2019 - 14:43
site_1558460482.81.jpg

No período de 20 a 26 de maio de 2019 ocorrerá a 6ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF) com a realização de diversas ações educacionais. Esta é uma iniciativa do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF), da qual a Secretaria Nacional do Consumidor é membro titular, e visa destacar a importância da Educação Financeira para o desenvolvimento de uma vida sustentável e segura. Neste sentido, entre os dias 7 e 27 de Maio estarão abertas as inscrições para os cursos do Programa de Educação Financeira para Consumidores.

O Curso 1 do Programa de Educação Financeira para Consumidores é o primeiro de uma série de três cursos, e dará ao cidadão noções básicas de como “sair do vermelho”; planejar seu orçamento; calcular receitas e despesas e classificá-las em fixas, variáveis e eventuais; calcular percentagens; explicar o que são juros; relacionar capital, juros e tempo; e ainda utilizar a calculadora do cidadão.

O Curso 2 do Programa é a continuidade de uma série de três cursos e dará ao cidadão noções básicas de como as emoções influenciam na nossa relação com o dinheiro, bem como a importância da vontade e disposição para criar novos hábitos e novas atitudes em relação aos gastos que fazemos.

O Curso 3 do Programa conclui a série de três cursos e tem como foco a inteligência financeira, orientando sobre o uso da conta corrente, do cheque especial, do cartão de crédito e de empréstimos, além de mostrar como equacionar as dívidas.  

O curso será oferecido na modalidade de ensino à distância sem tutoria, será realizado de 04 de junho a 01 de julho de 2019. A carga horária será de 20 horas, com duração de 4 semanas. O objetivo geral do referido Programa é ampliar o conhecimento dos consumidores relacionado a produtos e serviços financeiros, orçamento doméstico e planejamento financeiro, com foco em exemplos concretos e na compreensão sobre seus direitos.

Inscreva-se através do link.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil