Procon Estadual fiscaliza lojas no Centro do Rio para o dia das mães
10.05.2019 - 17:31
O Procon Estadual realizou uma fiscalização nesta sexta-feira(10/05) em lojas no Centro do Rio com foco no Dia das Mães. Dos 21 estabelecimentos vistoriados, 19 apresentaram pelo menos uma irregularidade e receberam orientação dos fiscais para saná-las. Outra equipe do Procon-RJ esteve em São Gonçalo para desinterditar os quatro ônibus que haviam sido lacrados na última ação da Operação Roleta Russa, realizada no dia 3 de Maio.
Hoje, os fiscais constataram problemas nas ofertas de celulares em uma loja da Claro (Rua do Ouvidor, 90). No cartaz promocional de oferta do Dia das Mães, o tamanho da fonte do valor total do produto na compra à vista e da quantidade de parcelas na compra à prazo estava inferior ao tamanho da fonte do valor da parcela. Além disso, as condições da oferta promocional eram vinculadas à aquisição de um determinado plano da operadora de telefonia e a informação estava em um tamanho de fonte pequena, induzindo o consumidor em erro. Os fiscais determinaram a adequação imediata com a retirada do cartaz, o que foi feito durante o ato fiscalizatório.
Não foram encontradas irregularidades na Soulier (Av. Rio Branco 31, LOJA 2,) e Victor Hugo (Av. Rio Branco, 155).
Operação Roleta Russa
Os fiscais retornaram à Viação Brasília, na Rua Dr. March, 221, Venda Da Cruz, em São Gonçalo, em decorrência da última Operação Roleta Russa do dia 03/05/2019. O objetivo foi verificar se as irregularidades anteriormente encontradas nos ônibus haviam sido sanadas. Após a vistoria, todos os ônibus que tinham sido interditados pelo Procon Estadual foram liberados.
Balanço da Fiscalização
1- Claro (Rua do Ouvidor, 90 – Centro): No cartaz promocional de oferta do dia das mães, o tamanho da fonte do valor total a vista está inferior ao tamanho da fonte do valor da parcela. O tamanho da fonte da quantidade de parcelas também era inferior ao tamanho da fonte do valor da mesma. Constatou-se que as condições da oferta promocional estão vinculadas à aquisição de um determinado plano e a informação está em um tamanho de fonte pequena. Estas irregularidades dificultam a compreensão por parte do consumidor. Determinou-se a adequação imediata com a retirada do cartaz, o que foi feito durante o ato fiscalizatório.
2- O Boticário (Av. Visconde de Inhaúma, 77, loja A, Centro): Ausência de preços em produtos expostos à venda no interior da loja. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.
3- Maria Filó (Rua Sete de Setembro 48, loja B, Centro): Ausência de preços em produtos expostos à venda no interior da loja. Ausência do cartaz com o endereço e telefone do Procon. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações.
4- Zinzane (Av. Rio Branco, 57 – Centro): Ausência de preços em produtos expostos à venda na vitrine.
5- Sacada (Rua da Quitanda 50, Loja A – Centro): Ausência de preços em produtos expostos à venda no interior da loja. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações.
6- Tim (Av. Rio Branco 122 - Centro): Ausência de autenticação no Livro de Reclamações.
7- Prata e Prata (Av. Rio Branco, 138, loja B – Centro): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.
8- Oh, Boy! (Rua da Quitanda 50, Loja C – Centro): Ausência de preços em produtos expostos à venda no interior da loja. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.
9- Lizie (Rua da Quitanda 50, loja B – Centro): Ausência do Livro de Reclamações e ausência do cartaz com o endereço e telefone do Procon. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.
10- Mahogany (Rua México, 107, loja B – Centro): Ausência do cartaz do Livro de Reclamações. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.
11- Lupo (Rua Rodrigo Silva, 7, loja A – Centro): Ausência de preços em produtos expostos à venda no interior da loja. Ausência do Livro de Reclamações e respectivo cartaz.
12- Mmartan (Rua Sete de Setembro 76, lojas D/E – Centro): Ausência de preços em produtos expostos à venda no interior da loja. Ausência do cartaz com o endereço e telefone do Procon. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações.
13- Target (Rua da Quitanda 03, loja A – Centro): Ausência de preços em produtos expostos à venda no interior da loja e na vitrine. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações.
14- Mr Cat (Av. Rio Branco 133, loja C – Centro): Ausência do cartaz do Livro de Reclamações. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.
15- DD Cosméticos (Av. Rio Branco, 135– Centro): Ausência de preços em produtos expostos à venda no interior da loja e na vitrine. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz com o endereço e telefone do Procon. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.
16- Monte Carlo Jóias (Av. Rio Branco 120, loja A – Centro): Ausência de preços em produtos expostos à venda no interior da loja. Ausência do Livro de Reclamações.
17- Dona Nina (Rua do Ouvidor, 118, loja A – Centro): Ausência de preços em produtos expostos à venda no interior da loja. Ausência do Código de Defesa do Consumidor para consulta.
18- H-Stern (Rua Sete de Setembro, 87 – Centro): Ausência de preços em produtos expostos à venda no interior da loja. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.
19- Animale (Av. Rio Branco, 128, loja B – Centro): Ausência de preços em produtos expostos à venda no interior da loja.