Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

CONSUMIDOR / recall

Recall: Conjunto Panelinha Zucatoys

26.07.2019 - 09:08

A Campanha de Chamamento promovida pela BRINQUEDOS ZUCATOYS INDÚSTRIA E COMÉRCIO EIRELI tem o objetivo de convocar os consumidores para realizarem o reembolso no valor de R$ 20,00 (20 reais) ou a escolher como substituição um dos três brinquedos apresentados (Ref 7663 - Nossa Cozinha; Ref. 7680 - Conjunto Mantimento; Ref 7629 - Cook House Vamos Brincar).

De acordo com informações prestadas pela própria empresa, a Campanha de Recall, com início em 18 de junhode 2019, abrangerá todas as 19.304 (dezenove mil trezentos e quatro) unidades, fabricadas entre 1º de agosto de 2017 a 15 de fevereiro de 2018,distribuídas geograficamente conforme petição apresentada (SEI9081675- páginas 3; 9 a 11 do PDF).

Em relação ao defeito que envolve os veículos em questão, a empresa ressalta que, "em razão da constataçãode que a tampa da panela de pressão possui um furo maior que o permitido (...)".

Quanto aos riscos à saúde e à segurança apresentados, declarou que "a criança pode introduzir o dedo no furo, que, ao ficar preso, poderá cortar a circulação, provocando corte ou inchaço. O brinquedo é fabricado em polipropileno de excelente qualidade. Em caso de acidente em que a criança prenda o dedo, basta uma tesoura ou faca para cortar: o plástico. Talmedida afasta qualquer possibilidade do evento morte ou amputação. Não se vislumbra riscos além do informado acima. O processo de certificação, ensaios em laboratório e embalagem do produto revelam que este brinquedo é destinado a crianças acima de 3 anos, o que já reduz imensamente o risco de acidente."

Quanto à data e ao modo pelo qual a periculosidade foi detectada, asseverou que "a falha foi detectada em 24 de novembro de 2017, durante a realização do Programa de Verificação da Conformidade no ano de 2018 - PVC 2018 - do Inmetro. Ensaio realizado em amostra coletada verificou que o brinquedo apresentou falha referente a "abuso razoavelmente previsível", vez que foi constatado "furos circulares em materiais rígidos (...). A demora em iniciar este chamamento se deve porque o Inmetro comunicou a falha àcertificadora INNAC em 05 de iunho de 2019 (doc. 02A) e o INNAC comunicou à Zucatoys em 07 de junho de 2019 (doc. 02B).Já nos dias seguintes a Zucatoys contratou auditoria externa da Certimétro - Estratégia em Certificação (doc. 04) para analisar todo o processo fabril, além de pesquisar eventuais acidentes de consumo em todo país. Registre-se que o atual processo de fabricação está correto e não há qualquer acidente de consumo registrado em todo o Brasil.

A empresa também informou que não tem conhecimento da ocorrência de acidentes relacionados ao defeito em tela em território nacional até o presente momento, bem como frisou que não exporta produtos.

O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um de nossos postos de atendimento ou discar 151.

 
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil