Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua mercado em Mesquita e outro em São Gonçalo

29.08.2019 - 13:35
20190828_090041edt_1567096502.84.jpg

O Procon Estadual realizou vistoria em dois supermercados a pedido do Ministério Público Estadual, nesta terça e quarta-feira (27 e 28/08). Os fiscais estiveram em uma filial do Extra em São Gonçalo e uma filial da Casa do Sabão em Mesquita. Ambos foram autuados por armazenar produtos impróprios ao consumo. A fiscalização também retornou à garagem da Viação Brasília para desinterditar três ônibus.

Nesta terça-feira, os fiscais retornaram ao supermercado Extra localizado na Avenida Presidente Kennedy, 429, em São Gonçalo, a pedido do Ministério Público. Eles constataram que algumas irregularidades apontadas na fiscalização de fevereiro deste ano foram sanadas, no entanto, novas e/ou reincidentes irregularidades foram encontradas. Havia problemas estruturais como presença de pallets de madeira na câmara resfriada de frios e de laticínios. Foram descartados 6kg e 500g de fígado de boi vencidos que estavam na câmara de congelados e outros 5kg e 500g que estavam sem especificação quanto à data de manipulação e vencimento. Também estavam sem rotulagem 21kg e 500g de queijo muçarela e 3kg de peito de peru fatiados na câmara de frios, que também foram inutilizados na frente dos fiscais.

Ainda em São Gonçalo, nesta terça-feira, os fiscais retornaram à garagem da Viação Brasília, localizada na Rua Dr. March, 221, em Venda da Cruz. Na última quinta-feira (22/08) três carros haviam ficado interditados. Hoje, os fiscais retornaram e verificaram que os veículos já estavam regulares e autorizaram sua circulação.

Já nesta quarta-feira, os fiscais retornaram, também a pedido do MP, à Casa do Sabão, localizada na Rua Prefeito José Montes Paixão, 1927, no Centro de Mesquita. Os problemas estruturais das câmaras de carne e laticínios foram sanados e toda documentação foi apresentada, entretanto, foram encontrados alimentos com prazo de validade vencido nas câmaras frigoríficas. Na câmara congelada de carne havia 4kg e 928g de toucinho suíno e 14kg e 400g de doces em baldes na câmara resfriada de laticínios vencidos. Na câmara de carnes, também havia produtos sem especificação quanto à data de manuseio, fracionamento e nova data de validade, entre 1kg e 600g de queijo muçarela e 2 kg de carne suína. Já na câmara resfriada de laticínios havia 2kg e 700g de queijo prato mofados e 2kg e 700g de muçarela vencidos. Todos os produtos impróprios para consumo foram descartados na presença dos fiscais pelo funcionário do estabelecimento.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil