Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

CONSUMIDOR / recall

Recall: Range Rover Evoque

08.10.2019 - 10:59

A JAGUAR E LAND ROVER BRASIL INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE VEÍCULOS LTDA?abriu Campanha de Chamamento dos veículos modelo Range Rover Evoque ano/modelo 2019 e 2020, em razão de falha do motor das bombas do lavador do para-brisa dianteiro e traseiro no caso de o sistema ser operado em condições de congelamento, sendo que em uma condição de falha no sistema de esguicho, os para-brisas dianteiros e traseiros poderão ter a visibilidade restringida, afetando a dirigibilidade do condutor do veículo, podendo aumentar o risco de acidentes, com possibilidade de danos físicos e/ou materiais aos ocupantes e terceiros.

A Campanha tem o objetivo de realizar a substituição dos fusíveis de 15A por fusíveis 25A, para as bombas dianteiras e traseiras do lavador do para-brisa e da tampa de EJB para que o esquema de amperagemde fusíveis do veículo gravado na tampa exiba a classificação correta de fusíveis.

De acordo com as informações prestadas pela empresa, a Campanha de Chamamento, com início em 13 de setembro de 2019, abrange 71(setenta e um) veículos, produzidos entre 05/10/2018 a 04/04/2019.

Em relação ao defeito que envolve os veículos, a empresa informou que "há possibilidade de falha do motor das bombas do lavador do para-brisa dianteiro e traseiro no caso de o sistema ser operado em condições de congelamento".

Quanto aos riscos à saúde e à segurança apresentados, declarou que há possibilidade de o defeito "em condições de falha no sistema de esguicho, os para-brisas dianteiro e traseiro poderão ter a visibilidade restringida, afetando a dirigibilidade do condutor do veículo, podendo aumentar o risco de acidentes, com possibilidade de danos físicos e/ou materiais aos ocupantes e terceiros?"

Quanto à data e ao modo pelo qual a periculosidade foi detectada, asseverou que"foi constatado pela Jaguar Land Rover ltd,na Inglaterra, através de análises conduzidas por seu departamento de engenharia, detectou em alguns veículos Range Rover Evoque que os fusíveis na Caixa de Fusíveis do Motor das bombas do lavador do para-brisa dianteiro e traseiro podem falhar se o sistema for operado em condições de congelamento, fazendo com que seja impossível acionar aos jatos do lavador do para-brisa. contudo na condição de importadora dos veículos Land Rover, em 23/08/2019 a Jaguar Land Rover Brasil foi informada pela fabricantes dos veículos".

O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um de nossos postos de atendimento ou discar 151.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil