Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Operação Bomba Limpa fiscaliza postos em Jacarepaguá e Vila da Penha

09.12.2019 - 11:08
20191205_092046_site_1575900444.58.jpg

Na última quinta-feira (05/12), o Procon Estadual participou uma fiscalização da Operação Bomba Limpa em conjunto com agentes da Operação Barreira Fiscal, da Secretaria de Estado de Governo, e do Instituto de Pesos e Medidas do Rio de Janeiro (Ipem-RJ).

Dois postos foram vistoriados em bairros da cidade do Rio: um em Jacarepaguá e outro na Vila da Penha. Ambos tiveram tanques e bicos de combustíveis lacrados por não passarem no teste da Bomba Baixa.

No Posto Moranguinho (Est. do Catonho, 1750 – Jacarepaguá), um bico de gasolina comum foi lacrado, pois apresentou erro de aferição de volume acima do tolerável no teste da Bomba Baixa. Os agentes realizaram também testes de proveta que verificaram que o teor de etanol da gasolina aditivada à venda estava foram das especificações da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Tanto a bomba de gasolina comum quanto o tanque de gasolina aditivada foram lacrados. No posto não havia identificação visual da empresa fornecedora de combustível que ele utiliza. Durante a fiscalização o estabelecimento sanou essa irregularidade.

No Posto Bicão (Est. Padre Roser, 05 – Vila da Penha) foram lacrados um bico de gasolina comum e um de etanol por não passarem no teste da Bomba Baixa. Por estar com teor de etanol fora das especificações da ANP, o Procon Estadual lacrou também três bombas e um tanque de gasolina comum.Em ambos os postos foram recolhidas amostras para análise de gasolina aditivada. No Posto Bicão também foi recolhida amostra de gasolina comum para o mesmo fim. Os lacres só poderão ser retirados após a comprovação junto ao Procon e ao Ipem de que as irregularidades foram sanadas.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil