Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

CONSUMIDOR / recall

O Procon Estadual alerta para recall da BMW DO BRASIL LTDA.

21.01.2020 - 15:48

A presente campanha de recall da BMW DO BRASIL LTDA acontece em razão de possível falha nos airbag frontais do motorista com o risco de rompimento do insuflador e consequente liberação de fragmentos metálicos. Esta falha pode acarretar acidentes fatais ou acidentes que resultem em danos físicos e/ou materiais aos ocupantes e terceiros.

A BMW DO BRASIL., tem como objetivo convocar os consumidores a agendarem a gratuita inspeção do airbag do condutor para a verificação acerca da hipótese em que se enquadra seus respectivos veículos, sendo as seguintes possíveis: (i) caso os airbags sejam originais de fábrica, com o referido componente na "categoria 1", o proprietário será informado sobre a necessidade de retenção do veículo até ulterior reparo; (ii) caso os airbags sejam originais de fábrica e na "categoria 2", o proprietário será informado que ocorrerá o chamamento para a substituição do mesmo oportunamente; (iii) caso os airbags sejam da "categoria 3", sem o equipamento original de fábrica possivelmente defeituoso, será analisada a possibilidade de ter ocorrido a substituição por airbag possivelmente defeituoso, enquadrado na "categoria 1" ou na "categoria 2", ocasião na qual se aplicará a orientação da respectiva categoria.

A BMW do Brasil informa que a empresa Takata fabricou o airbag objeto da campanha, que contém gerador de gás de fase única e pode apresentar fuga de ar a longo prazo devido a uma falha de vedação. Tal falha pode ocasionar a absorção de umidade e o ressecamento do gerador de gás, que, combinado com uma possível sobrecarga mecânica, pode resultar na quebra do propulsor de airbag. Neste caso, na hipótese do acionamento do airbag durante um acidente, poderá ocorrer aumento da pressão interna do gerador de gás, não se descartando a possibilidade de projeção de fragmentos metálicos através do airbag. Diante disso, não se descarta a possibilidade de acidentes fatais ou de acidentes que resultem em danos físicos e/ou materiais aos ocupantes e terceiros.

Ademais, a BMW do Brasil mencionou que os agendamentos poderão ocorrer imediatamente e terão duração média de 30 minutos. Os veículos BMW afetados pela presente campanha de recall totalizam 1.832 carros assim especificados: 40 unidades do modelo 323Ci, fabricado entre 16/04/1999 e 24/02/2000; 721 unidades do modelo 323i, fabricado entre 18/11/1998 e 31/05/2000; uma unidade do modelo 328Ci, fabricado em 12/05/1999; 1.069 unidades do modelo 328i, fabricado entre 02/05/1998 e 30/05/2000; e uma unidade do modelo 330i, fabricado em 19/05/2000.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil