Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon-RJ descarta mais de 120kg de alimentos impróprios para o consumo nos Supermercados Zona Sul

22.10.2020 - 14:12
procon_fiscaliza_supermercados_Zona_Sul_1603386709.28.jpg

Agentes do Procon-RJ, autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, fiscalizaram nove lojas da rede de supermercados Zona Sul na Barra da Tijuca, Recreio, Leme, Botafogo, Ipanema, Jardim Botânico e Flamengo nesta quarta-feira 21/10. A ação foi deflagrada para apurar denúncias de consumidores que relatam problemas na qualidade de alimentos. Produtos vencidos, sem data de validade e manipulação, com informação incorreta na etiqueta, problemas estruturais e ausência de preços em produtos foram os problemas encontrados.

Desde o início do ano, o Procon-RJ recebeu 65 reclamações e denúncias sobre os supermercados Zona Sul. Em oito dos nove estabelecimentos fiscalizados, os fiscais determinaram o descarte de produtos. Os alimentos eliminados foram: coxa, coxinha da asa e coxa e sobrecoxa de frango, linguiça, frios, salmão, azeitona, bacon, dadinho de tapioca e brownie.

Dentre os produtos vencidos, havia coxinha da asa de frango, com data expirada desde 06/10. Os agentes encontraram produtos que vencem hoje, misturados com os demais que têm validade mais extensa. O presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho, esclarece “Os consumidores devem ter atenção com a data de validade, pois alguns produtos estavam com a data de validade próximos a expirar e alguns vencendo na data da fiscalização e recomendamos o fornecedor alertar quanto a isso. A ausência da informação clara pode fazer com que o consumidor compre o item sem saber que ele está perto de vencer”.

Em uma das lojas, os fiscais determinaram o recolhimento de 21,8kg de farinha de rosca até que a data da validade seja corrigida. O produto encontrado na área de venda estava com 28 dias de validade na etiqueta, porém no manual exposto na padaria do local informava que a validade seria de 15 dias. A informação errada poderia levar o consumidor a comprar ou consumir produto vencido.

Não foi possível realizar comparativo de preços do arroz e óleo, já que não foram apresentadas as notas fiscais de custo e venda. As empresas têm 15 dias para entregar documentos comprobatório à autarquia. A apresentação das notas fiscais irá possibilitar a investigação da cadeia produtiva.

Balanço da operação:

1) Supermercado Zona Sul – Rua Gustavo Sampaio, 679A, Leme

Alimentos descartados sem data de validade e manipulação: 1,8kg de linguiça; Problemas estruturais; Ausência de preço.

2) Supermercado Zona Sul – Av. das Américas, 7870, Barra da Tijuca

Alimentos descartados sem data de validade e manipulação: 7,07kg de ponta de presunto parma; Alimentos vencidos descartados: 1,156kg de filé de salmão, 1kg de dadinho de tapioca; Problemas estruturais.

3) Supermercado Zona Sul – Rua São Clemente, 119, Botafogo

Alimentos vencidos descartados: 394g de presunto, 572g de azeitona verde, 494g de azeitona preta; Alimentos descartados sem data de validade e manipulação: 1,160kg de frios.

4) Supermercado Zona Sul – Av. das Américas, 3665, Barra da Tijuca

Ausência de preço em alguns produtos expostos à venda.

5) Supermercado Zona Sul – Rua Marquês de Abrantes, 181 Flamengo

Alimentos vencidos descartados: 20kg de coxa de frango, 20kg de coxa e sobrecoxa de frango; Alimentos descartados sem data de validade e manipulação: 1,420kg de salame; Problemas estruturais.

6) Supermercado Zona Sul – Av. Lúcio Costa, 4700, Barra da Tijuca

Ausência de preço em alguns produtos expostos; Problemas estruturais; Alimentos vencidos descartados: 1,260kg de bacon em cubos; Alimento recolhido com informação incorreta quanto à data de validade: 21,8 kg de farinha de rosca.

7) Supermercado Zona Sul – Rua Visconde de Pirajá, 504, Ipanema

Alimentos vencidos descartados: 20kg de coxa e sobrecoxa vencidos; Alimentos descartados sem data de validade e manipulação: 5kg de queijo muçarela de búfala; Problemas estruturais; Ausência de preços em alguns produtos expostos.

8) Supermercado Zona Sul – Rua Pacheco Leão, 16, Jardim Botânico

Alimentos vencidos descartados: 20kg de coxinha da asa de frango; Problemas estruturais.

9) Supermercado Zona Sul –Av. das Américas, 16.237, Recreio dos Bandeirantes

Problemas estruturais; Alimentos vencidos descartados: 12,490kg de muçarela; Alimentos descartados sem data de validade e manipulação: 3,300kg de muçarela e 5,198kg de brownie; Ausência de preço em alguns produtos expostos.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil