Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon-RJ prepara cartilha com dicas para fornecedores e consumidores nesta Black Friday

21.11.2022 - 15:46

7 de novembro de 2022

A Black Friday acontece na última sexta-feira do mês de novembro e o Procon-RJ já preparou uma cartilha para que tanto os fornecedores quanto os consumidores possam aproveitar a ocasião. Os consumidores encontram dicas tanto para compras online quanto para compras em lojas físicas. Já os fornecedores são alertados para que não descumpram o Código de Defesa do Consumidor na hora de fazer suas ofertas. Até o dia da Black (29/11), os agentes da autarquia estarão monitorando os preços dos produtos mais buscados para comparar com os praticados no dia da promoção.

Quando chega a temporada da Black Friday, o Procon orienta que o consumidor saiba exatamente o que quer comprar e realize uma pesquisa de mercado para saber qual é o valor médio do produto desejado fora da época da promoção, já que o objetivo é conseguir adquirir o produto com um desconto real. Já na hora da compra, a dica que merece destaque é atenção ao custo do frete.

Já o fornecedor, seja pela internet ou em lojas físicas, sempre deve deixar as informações claras e precisas, para que o consumidor não tenha dúvidas quanto a informações básicas sobre preço, itens que compõem o produto, condições de troca, prazo de entrega, garantia contratual, entre outros dados essenciais para que o cliente saiba exatamente o que está adquirindo.

- Essa data é muito importante para a economia, um evento especial, que as empresas podem atingir um grande números de vendas, fazer a chamada “queima de estoque” e os consumidores aproveitarem para comprar com descontos especiais e por isso o evento precisa manter a credibilidade de que realmente é um momento especial, com a publicidade obedecendo o código de defesa do consumidor, com informações claras.Com esse objetivo criamos essa cartilha de orientação para contribuir com um mercado de consumo. Comenta o presidente da autarquia, Cássio Coelho.

Outras dicas como essas podem ser encontradas na cartilha Black Friday Legal pelo linkhttps://bit.ly/BF_PROCON2022
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil