Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Black Friday: Procon-RJ notificou oito empresas com irregularidades

21.11.2022 - 15:54

16 de novembro de 2022

O Procon-RJ notificou oito empresas com irregularidades em ofertas para a preparação da Black Friday, como publicidade enganosa e ausência de informações claras. O órgão fixou o prazo de 48 horas para a resolução dos problemas a partir de segunda-feira, dia 14.Em caso de descumprimento da data, serão abertos processos administrativos e as empresas poderão ser multadas.Além disso, foi instaurado um ato sancionatório contra um site de venda de copos térmicos, que não estavam sendo entregues dentro do prazo, com centenas de reclamações.

O órgão fiscalizou mais de 50 páginas eletrônicas que já indicavam descontos promocionais. Dentre eles, sites de eletrodomésticos, eletrônicos, vestuário, clínicas de estética, empresas de turismo, joalherias, farmácias e lojas de brinquedos.

Alguns dos problemas encontrados foram: mudança de valor ao finalizar a compra, ausência de informações importantes para garantir a segurança do consumidor, como CNPJ da empresa, ausência de preços ou maior destaque para o valor da parcela e até mesmo aplicação de desconto inferior ao anunciado.

Segundo o presidente do órgão, Cássio Coelho, a Black Friday é uma data muito importante para o comércio e garante que os lojistas ganhem na grande quantidade comercializada: "Ao mesmo tempo, os consumidores ganham com descontos diferenciados. Por esse motivo, estamos em monitoramento constante, para garantir a credibilidade do evento".

O Procon vem realizando o monitoramento de preços dos produtos mais procurados nos principais sites desde outubro. O consumidor poderá, assim, consultar o preço dos itens que deseja comprar, caso estejam na lista. Além disso, o órgão divulgou as cartilhas "Black Friday Legal" e "Como evitar possíveis golpes virtuais" e uma lista de sites para evitar.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil