Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon-RJ divulga pesquisa de preços do material escolar e encontra variações superiores a 600%

11.01.2024 - 08:29
11_01_material_1704972532.4202.jpg

Nesta quarta-feira (10/01), o Procon Estadual do Rio de Janeiro, divulgou pesquisa de preços de 157 itens escolares mais procurados neste período. Entre os produtos apurados, encontram-se canetas, borrachas, lápis, corretivos, além de outros. Nos 10 sites pesquisados, variações de mais de 600% entre produtos da mesma marca foram identificadas. Além disso, a autarquia lançou uma cartilha de volta às aulas com importantes orientações.

Em análise à pesquisa, os agentes puderam identificar variações consideráveis no valor do mesmo produto entre os sites, como uma borracha branca, que variou 639,13% e uma borracha plástica com cinta que, em um determinado site, custava R$ 1,38 e em outro R$ 9,90. Já a menor variação é de uma tesoura, que oscilou 3,16%, enquanto a segunda menor variação, se deu no caderno de caligrafia de 48 folhas, que variou 3,41%.

O monitoramento também apurou a média de preços dos produtos e constatou que as maiores foram verificadas no compasso de precisão e em uma agenda. Já as menores foram encontradas em borrachas.

-A realização desse levantamento de valores já é uma tradição no Procon RJ e observamos que ajuda o consumidor a economizar, pois comprovamos que, se houver pesquisa, é possível encontrar o mesmo produto, da mesma marca, em estabelecimentos diferentes, com grandes variações de preços - afirma Cássio Coelho, presidente da autarquia.

Observando as principais dúvidas que os pais e responsáveis têm nessa época do ano, o Procon Estadual divulgou cartilha com orientações sobre lista de material escolar, matrícula, rematrícula, reajuste, entre outros temas.

O consumidor pode acessar a pesquisa pelo site do Procon-RJ:

https://bit.ly/Pesquisa-de-Material-Escolar-2024-ProconRJ

Já a cartilha está disponível pelo link:

https://bit.ly/Cartilha-Volta-as-Aulas-2024-ProconRJ

O Procon-RJ esclarece que a pesquisa foi realizada entre os dias 02 e 05 de janeiro de 2024, podendo os valores terem sofrido alterações. Além disso, como o levantamento foi feito em e-commerce, a autarquia buscou sempre o menor valor entre os fornecedores.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil