Mutirão de Negociação de Dívidas do Procon RJ termina com 1512 atendimentos
18.04.2024 - 09:42
O ProconRJ promoveu, de 08 a 12 de abril, o mutirão de negociação de dívidas para servidores da Segurança Pública, Corpo de Bombeiros e Forças Armadas. Ao longo dessa semana, mais de 1500 consumidores foram atendidos pelas principais instituições financeiras, com acordos que chegaram a 99% de desconto.
Participaram do evento os bancos: BMG, Banco do Brasil, Bradesco, C6 Bank, Caixa, Inter, Itaú, Mercado Pago e Santander. Os maiores descontos em negociações foram concedidos pelas instituições financeiras: Caixa, Itaú e Santander.
Segundo o presidente da Autarquia, Cassio Coelho, a iniciativa proporcionou aos servidores a oportunidade de negociarem suas dívidas com as empresas participantes, obtendo parcelamentos diferenciados e descontos significativos. “Dos servidores atendidos para negociação de dívidas não relacionadas a empréstimos consignados, mais de 50% obtiveram acordos extremamente favoráveis e vão poder fazer os pagamentos e voltar ao mercado de consumo de forma plena”, informa Coelho.
Ainda conforme o presidente do ProconRJ, a maior dificuldade foi para conseguir acordos dos bancos com servidores que possuem empréstimo consignado. “Trabalhamos para conseguir o melhor acordo possível para os servidores. Houve, por exemplo, um consumidor que conseguiu um desconto de 93% sobre a dívida do consignado com o Banco Santander."
Coelho complementa: “A gente sabe que casos de empréstimos consignados são mais difíceis de negociar, pelas dificuldades do próprio produto. O consignado tem uma lei própria, é o empréstimo com menor taxa de juros do mercado, está sempre em dia por ser descontado em folha e depende da margem que cada consumidor ainda tem. - ”
Casos de superendividamento
Além da negociação de débitos, o mutirão objetivou prestar atendimento especializado aos casos identificados como superendividamento. Foram identificados 134 consumidores em potencial situação de superendividamento, que foram direcionados para um atendimento especializado dentro do Núcleo de Prevenção e Tratamento ao Superendividamento do ProconRJ.
O coordenador do Núcleo de Prevenção e Tratamento ao Superendividamento do ProconRJ, Henrique Neves, explica que os consumidores identificados como superendividados durante o mutirão serão submetidos a uma avaliação minuciosa de sua situação financeira, bem como a apuração de um montante total de suas dívidas de consumo.
“O Núcleo de Prevenção e Tratamento ao Superendividamento do Procon/RJ também prestará orientação jurídica e educação financeira, para possibilitar mudança de hábitos e estimular comportamentos economicamente seguros. Além disso, o Procon/RJ auxiliará na elaboração de um plano de pagamento a ser apresentado aos credores em audiência de conciliação, a fim de proteger o mínimo existencial e possibilitar a quitação das dívidas e o retorno ao mercado de consumo de forma saudável e equilibrada.”, explica Neves.
Os consumidores que não puderam comparecer ao evento, mas estejam em situação de superendividamento, podem agendar o seu atendimento junto ao Núcleo de Prevenção e Tratamento ao Superendividamento do ProconRJ por meio do telefone (21) 98263-5085 (WhatsApp) ou através do e-mail
http://superendividamento@procon.rj.gov.br.