SEDCON e PROCON-RJ descartam mais de 63 kg de alimentos impróprios para consumo
26.02.2025 - 21:14
A Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON) e o Procon do Estado do Rio de Janeiro (PROCON-RJ) descartaram 63,5 kg de alimentos impróprios para consumo em três mercados no centro da cidade. A ação ocorreu durante uma fiscalização de rotina realizada nesta quarta-feira (19/02), que resultou também na autuação dos estabelecimentos.
Durante a operação foram encontrados produtos vencidos ou sem a etiqueta de data de manipulação e validade, como carnes bovinas, pães franceses congelados e bacalhau.
Além disso, os fiscais identificaram problemas estruturais nos estabelecimentos, como pisos irregulares e alguns quebrados, prateleiras e portais enferrujados.
De acordo com o Secretário da SEDCON, Gutemberg Fonseca, os mercados têm 15 dias para apresentar suas defesas, e a autarquia seguirá intensificando as fiscalizações para garantir os direitos dos consumidores.
“Fiscalizações como essa serão constantes, com o objetivo de orientar fornecedores e proteger os consumidores. Algumas das irregularidades encontradas colocam em risco a saúde pública, e estaremos sempre atentos para coibir qualquer tipo de abuso”, afirmou o secretário.