Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon-RJ realiza operação nos principais mercados de peixes do Estado do Rio

20.03.2013 - 17:52
576128_444275375648952_172227190_n_1363812758.77.jpg

As vésperas da Semana Santa os fiscais do Procon-RJ, por determinação da Secretaria de Proteção e Defesa do Consumidor, realizaram nesta quarta-feira (20) uma grande fiscalização nos principais mercados de peixe do Estado do Rio. A operação, que recebeu o nome de "Procurando Nemo", vistoriou cerca de 70 estabelecimentos, dos quais, 15 foram autuados e multados por apresentar algum tipo de irregularidade.

A Operação "Procurando Nemo" percorreu os municípios do Rio de Janeiro, Niterói, São Pedro da Aldeia e Cabo Frio apertando o cerco às irregularidades nos mercados de peixes. Na Região dos Lagos, diversas peixarias não possuíam a documentação necessária para funcionamento.

Em São Pedro da Aldeia, quase todos os boxes de venda de peixe do Mercado Municipal funcionavam de forma irregular. Estes estabelecimentos foram autuados e terão um prazo de 30 dias para se regularizarem sob pena de suspensão das atividades.

No Mercado São Pedro, em Niterói, os fiscais encontraram peixes expostos a venda fora do gelo, filé de peixe sendo vendido sem informação, restos de pescados espalhado nos corredores e ,em algumas partes, um forte odor.

 

- Confira a lista com o balanço da operação: Procurando Nemo

Niterói: 39 estabelecimentos vistoriados

- Mercado São Pedro

O condomínio "Mercado São Pedro" foi multado em 400 UFIRs por manter nos chão dos corredores do estabelecimento restos de pescado.

- Peixaria Encanto dos Mares Multada em 300 UFIRS por vender filé de peixe sem especificação.

- Peixaria Firenza Multada em 300 UFIRS por armazenar os peixes fora do gelo. Peixaria Luiz H. Ribeiro Multada em 300 UFIRS por ter água acumulada no chão do estabelecimento com um odor muito forte.

Barra da Tijuca:

- Mercado de Peixe da Barra: 15 estabelecimentos vistoriados Rei do camarão Multado em 500 UFIRS - por publicidade enganosa Vendia camarão de cativeiro mas ofertava como camarão de alto mar

- Neide Mar peixaria Multado em 500 UFIRS - por publicidade enganosa Vendia camarão de cativeiro mas ofertava como camarão de alto mar.

São Pedro da Aldeia:

- Mercado Municipal de Peixes de São Pedro da Aldeia: 18 estabelecimentos vistoriados

- Peixaria do Douglas, Peixaria do Paulinho, Peixaria do Márcio e Léo, Peixaria 2 Amigos, Peixaria Frutos do Mar, Peixaria Ceguinho, Peixaria Central do Camarão e Peixaria da Família foram multadas em 300 UFIRS.

Principais irregularidades: Falta de preço nos produtos, sem informação nos peixes, lojas sem CNPJ, sem o certificado da Vigilância Sanitária, sem Alvará. As lojas autuadas tem 30 dias para se regularizarem sob pena de suspensão temporária das atividades.

Cabo Frio

- Mercado Municipal de Peixes de Cabo Frio: Peixaria do Wagner e Pescados Bom Gosto foram multadas em 300 UFIRS

Principais irregularidades: Ausência de preço e algumas documentações.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil