Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Operação Hitchcock do Procon-RJ flagra irregularidades em cinemas

25.03.2013 - 09:44
549910_446242242118932_940658268_n_1364216215.39.jpg

O Procon-RJ realizou nesta sexta-feira (22) grande operação batizada de ‘Hitchcock’ nos cinemas da cidade. Determinada pela Secretaria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor, a fiscalização mediu os decibéis nas salas de projeção, verificou o cumprimento da lei que garante meia entrada a menores de 21 anos e a validade dos produtos vendidos nas lanchonetes. Os quatro cinemas vistoriados – Rio Design Barra, News York City Center, Downtown e Knoplex Weste Shopping foram multados por diversas irregularidades.

A equipe de fiscalização começou a operação no Rio Design Barra, onde a lanchonete Espaço Rio Design, que atende ao público das salas de cinema, mantinha 50 garrafas de água com prazos de validade vencidos.O material foi recolhido e o local, multado em 3.000 UFIRs.

A parada seguinte foi no New York City Center. O cinema acabou sendo autuado por não cumprir a lei que determina a obrigatoriedade de assentos para obesos nas salas de projeção e propaganda enganosa, pelo fato de demonstrar placa informando que a meia entrada era só para estudantes e menores de 12 anos, quando, na verdade, o benefício é válido para menores de 21 anos.Foi multado em 3.000 UFIRs. A lanchonete do cinema também foi multada em 3.000 UFIRS por manter em sua cozinha biscoitos, gelatina, recheio de camarão fora do prazo de validade.

O Downtown também não passou ileso na operação. Lá, os fiscais autuaram o cinema por não informar sobre a lei da meia entrada para menores de 21 anos, e pelo não cumprimento da lei que obriga a disponibilização de assentos para obesos nas salas de projeção. A lanchonete do cinema foi autuada por apresentar produtos sem informação como prazo de validade. Multa de 1.500 UFIRs.

No Knoplex Weste Shopping, a fiscalização também constatou o não cumprimento da lei sobre os assentos para obesos, bem como a ausência de informação sobre a lei da meia entrada para menores de 21 anos. O cinema foi multado em 3.000 UFIRs.

— Esse era mais um segmento que precisava ser fiscalizado. A situação em geral está fora de controle. Em cada dez empresas que visitamos, nove têm irregularidades — disse Rodrigo Roca, presidente do Procon.

Nota:

A "Operação Hitchcock", que fiscalizou diversas salas de cinema do Rio, foi batizada com o nome de um dos principais diretores do cinema mundial. Saiba um pouco mais sobre quem foi Alfred Hitchcock:

Um gênio do cinema. Podemos perfeitamente assim iniciar o perfil de um dos melhores diretores de todos os tempos, o “Mestre do Suspense” (apelido dado por ele mesmo), responsável por nada mais, nada menos do que alguns dos melhores filmes da história: Psicose (Psycho, 1960), Festim Diabólico (Rope, 1948), Janela Indiscreta (Rear Window, 1954), Ladrão de Casaca (To Catch a Thief, 1955), Um Corpo que Cai (Vertigo, 1958), Os Pássaros (The Birds, 1963) entre outros.

Nascido em Leytonstone, Londres, no dia 13 de Agosto de 1899, o inglês teve severa educação dos pais católicos, o que serviu diretamente em seu interesse pelo crime. Insistia em viajar de ônibus interurbanos e, como o pai era contra, puniu-lhe deixando-o preso por alguns minutos em uma cadeia onde era amigo do delegado. Desde então, Hitchcock adquiriu fobia a policiais, ironicamente os incluindo em quase todos os seus filmes.

Em 1915, foi trabalhar na Henley Telegraph and Cable Company, sendo que já em 1919, aos 20 anos, começou sua carreira no cinema, ao conseguir um emprego de designer de inter-títulos no estúdio da Players-Lasky, em Londres. Lá ele aprendeu a roteirizar, editar e também direção de arte, e em 1922 se tornou assistente de direção.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil