Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Operação Procon-RJ/Decon multa quatro hipermercados na Barra da Tijuca

07.05.2013 - 18:40
942259_462946570448499_402716205_n_1367962838.43.jpg

Quatro dos principais hipermercados da cidade - Extra, Pão de Açucar, Mundial e Carrefour -, na Barra da Tijuca, foram multados nesta terça-feira, 07 de maio, em operação conjunta do Procon-RJ com a Decon (Delegacia do Consumidor), pelas mais diversas irregularidades: preços na boca do caixa maiores que os afixados nas prateleiras, produtos com validade vencida e/ou sem identificação, etiquetas de manuseio com prazo de 15 dias, quando a lei estipula um máximo de três dias.

Os responsáveis pelos hipermercados foram encaminhados à Delegacia do Consumidor (Decon), na Gávea, onde foi aberto inquérito policial – a operação teve o reforço de seis novos agentes de fiscalização aprovados em concurso público e recém-empossados no Procon-RJ.

No caso do Extra e do Mundial, os fiscais do Procon-RJ identificaram cobrança abusiva de preço dos produtos na hora de pagar a compra no caixa. Exemplo dessa discrepância de valor foi a diferença de preço de um biscoito vendido no Mundial: na prateleira, o produto custava R$ 4,25; na boca do caixa, R$ 8, 25, praticamente o dobro do preço. Além disso, os fiscais apreenderam, no Extra, 24 quilos de produtos com o prazo de validade vencido, e 15 quilos no Mundial, pelo mesmo motivo.

Outra irregularidade grave foi encontrada no Pão de Açúcar: 46 quilos de produtos vencidos, e etiqueta de manuseio com prazo de 15 dias quando a lei estipula máximo de três dias. Os fiscais também vistoriaram o Carrefour, onde apreenderam dois quilos de alimento fora do prazo de validade.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil