Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon-RJ interdita 38 ônibus no segundo dia da Operação Roleta Russa

13.05.2013 - 16:17
179161_465052000237956_1886747268_n_1368472990.jpg

No segundo dia da operação Roleta Russa, realizada nesta segunda-feira (13/05), o Procon-RJ interditou 38 ônibus que circulam no Rio e no município de São Gonçalo. Os coletivos das empresas Braso Lisboa, TransUrbe,Verdun, Rio Ita e Galo Branco apresentaram diversas irregularidades, o principal problema encontrado foi a questão da acessibilidade - em quase todos os ônibus os elevadores para cadeirantes estavam quebrados.

A operação, determinada pela Secretaria de Proteção e Defesa do Consumidor, faz parte de uma série de fiscalizações nos meios de transportes do Rio, iniciada na sexta-feira, quando 22 ônibus foram interditados. Nas empresas Braso Lisboa, em Inhaúma, e TransUrbe, no Engenho de Dentro, Zona Norte, o Procon lacrou a maior quantidade de ônibus. Nas duas empresas, 24 veículos foram impedidos de sair para circular.

A maioria dos ônibus lacrados apresentaram irregularidades como extintores de incêndio desregulados, bancos soltos, documentação e falhas técnicas em elevadores para cadeirantes. Policiais do 3º BPM (Méier) e do 7º BPM (São Gonçalo) deram apoio à operação.

Em São Gonçalo, as empresas Rio Ita e Galo Branco também foram autuadas por seus veículos apresentarem problemas. A ação foi iniciada após a série de acidentes graves envolvendo ônibus desde o início de abril; treze pessoas morreram desde então. Por isso, a operação Roleta Russa tem como focoverificar se o usuário de ônibus tem segurança ao entrar no veículo.

Questões como documentação e manutenção dos veículos tem sido prioridades nas vistorias. Os agentes do Procon vistoriam itens como pneus, extintores, estado de conservação de bancos e dos veículos, documentação entre outros.

O objetivo é que a operação Roleta Russa atinja às empresas de ônibus de todo o estado. A fiscalização tem acontecido durante a madrugada para não prejudicar o serviço dentro das garagens.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil