Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon-RJ apreende mais de 150 quilos de alimentos impróprios para o consumo em motéis do Rio

06.06.2013 - 17:48
969074_474799202596569_26387164_n_1370621237.89.jpg

Às vésperas do Dia dos Namorados, a Secretaria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor, através do Procon-RJ e em parceria com a Delegacia do Consumidor (Decon), realizou nesta quinta-feira, 6 de junho, a Operação 'Côncavo e Convexo' que apreendeu mais de 150 quilos de alimentos impróprios para o consumo em motéis na Zona Sul e no Centro do Rio.

Os casos mais graves foram encontrados no motel Gallant, no Estácio, e no Panda, em Botafogo. No primeiro, os agentes encontraram mais de 100 quilos de produtos impróprios para o consumo, dentre eles 70 quilos de alimentos como carnes, queijos, molhos, massas estavam com a validade vencida.

Já no Panda, foram apreendidos 51 quilos de comida imprópria para o consumo, especialmente uma grande quantidade de lagosta, que apresentava péssima aparência e mal cheiro.Os responsáveis pelos dois motéis foram encaminhados para delegacia e vão responder por crime contra o consumidor.

Os motéis Bambina, em Botafogo, e Magnus, na Praça da Bandeira, também foram autuados por armazenarem alimentos vencidos e sem especificação de validade.

Além disso, nenhum dos estabelecimentos vistoriados cumpre a legislação estadual 2929/98, segundo a qual hotéis e motéis têm de colocar à venda, a preço de custo, três unidades de preservativos masculinos e três femininos com selo de garantia do Inmetro.

Os motéis autuados receberão uma multa que pode variar de 200 a 3 milhões de Ufirs (de R$ 481,32 a R$ 7,2 milhões, respectivamente). A operação foi batizada de 'Côncavo e Convexo' numa alusão à música romântica de Roberto Carlos.

Confira o que saiu na mídia sobre a Operação Côncavo e Convexo

RJ TV 2ª Edição

O Globo.com

Extra Online

Portal R7

O Globo OnLine

Site da Polícia Civil

Site do SRDZ

Portal G1

JB Online
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil