Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

174 ônibus foram interditados pelo Procon-RJ no décimo dia da Operação Roleta Russa

10.06.2013 - 15:56
965415_476438272432662_1395142353_o_1370953510.83.jpg

Por determinação da Secretaria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor, o Procon-RJ realizou na manhã desta segunda-feira, 10 de junho, a décima etapa da Operação 'Roleta Russa' nas empresas Viação Algarve e Expresso Mangaratiba LTDA, ambas em Paciência, na Zona Oeste do Rio.

Ao todo, 174 ônibus foram lacrados, estando impedidos de circular no estado até que as irregularidades sejam sanadas. Desde o início da operação, há exatamente um mês, o Procon-RJ já interditou 436 ônibus em todo o estado, com 53 empresas tendo sido vistoriadas.

A secretariamontou essa ação depois de diversas denúncias feitas ao 151 (número telefônico em que atende às reclamações dos consumidores). Ao chegar aos endereços, os fiscais constataram a total falta de conservação e manutenção dos ônibus. Só na empresa Viação Algarve, 140 veículos foram interditados, o que representa quase toda a frota.

A Algarve faz trajetos como Cosmo/Castelo, Sepetiba/Bangu e Urucânia/Carioca. Já na empresa Expresso Mangaratiba, 34 ônibus foram lacrados e a empresa faz a linha Caxias/Itaguaí.

Segundo os fiscais, os ônibus apresentavam pneus carecas, pára-brisas quebrados, rachadura nos vidros, farol queimado, falta de lanterna, falta de limpeza, bancos soltos e documentação atrasada. "É lamentável que um mês depois do início da Operação Roleta Russa as empresas ainda não tenham se enquadrado nos requisitos mínimos de segurança e respeito ao consumidor.

Na parte da tarde desta segunda-feira, os fiscais voltaram à garagem da empresa Viação Algarve, com a Polícia Militar, para apurar denúncias de que alguns ônibus estavam voltando a circular sem corrigir as irregularidades.

Mas os fiscais constataram que o ônibus em uso tinha a numeração muito parecida com a de um veiculo interditado. No caso do outro ônibus, ele já tinha sido consertado, conforme os agentes verificaram. Ninguém foi preso. Cento e setenta e dois ônibus continuam interditados. As empresas têm 15 dias para corrigirem as irregularidades.

Se nada for feito, será estipulada multa que pode variar de 200 a 3 milhões de Ufirs (de R$ 480 a R$ 7,2 milhões).

 

Confira o que saiu na mídia sobre o 10º Dia da Operação Roleta Russa

O Globo Online

Extra Online

O Dia Online

JB Online

Portal G1

Portal R7

Band.Com

Imprensa do Governo do Estado
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil