Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Blitz do Procon-RJ flagra 132kg de alimentos impróprios para consumo no Rio Comprido

12.07.2013 - 17:25
1063886_489449861131503_1024672115_o_1373660920.73.jpg

A Secretaria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon), por meio do Procon-RJ, realizou nesta sexta-feira, 12 de julho, a Operação 'A Praça é Nossa', que teve como alvo a região comercial no entorno da Praça Condessa Paulo de Frontin, no Rio Comprido, na Zona Norte do Rio. Durante a blitz, que durou grande parte do dia, os ficais encontraram 132kg de alimentos impróprios para o consumo em supermercados, restaurantes, lanchonetes e padarias, além de medicamentos fora do prazo de validade em um pet shop.

No supermercado Extra foram encontrados 20.500kg de queijo e azeitona vencidos, 56.400kg de produtos sem especificação de data de manipulação e nova data de validade, tais como linguiça, salgados e fubá. No Bob´s, os agentes flagraram 40 kg de preparo para lanche sem especificação de data de manipulação e validade, como molhos, carne de hambúrguer e frango. Já na padaria Lamego havia cinco iogurtes e quatro salames vencidos, além de tortas sem especificação de validade. Na padaria e mercearia Vera Cruz, a fiscalização detectou 19 garrafas de leite de coco, 8 pacotes de mistura para bolo e 2.500kg de bolinho de bacalhau vencidos, bem como pêssego em calda e goiabada sem especificação de data de validade. No restaurante Jeitoso foram encontrados 12kg de produto sem especificação, como feijão, carne e galeto. Na Caldo de Cana Kau foram encontrados cerca de 1kg de recheio para salgados sem especificação.

Além do setor alimentício, os agentes vistoriaram a pet shop, Pet Mania, onde 27 produtos estavam vencidos, entre eles suplementos, medicamentos e material de higiene e o Banco Itaú, que não possuía cadeira de rodas, como estabelecido por lei, e foi multado por isso.

Ao longo da operação, os agentes do Procon-RJ distribuíram folhetos, informativos e cartilhas com dicas e orientações referentes aos direitos do consumidor nas praças e no comércio da região.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil