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Seprocon/Procon-RJ faz blitz em restaurantes japoneses e encontra peixe e molhos vencidos

15.07.2013 - 18:02
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A Secretaria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon), através do Procon-RJ, realizou nesta segunda-feira, 15 de julho, a Operação' Harakiri' em restaurantes de culinária japonesa. Os fiscais percorreram restaurantes japoneses nos bairros da Tijuca, Botafogo e Barra da Tijuca, e dos onze estabelecimentos vistoriados, nove estavam com alimentos vencidos nas cozinhas.

Em Botafogo, os fiscais estiveram em três endereços: Via Farani onde havia 2kg de alimentos vencidos entre aspargos, papel de arroz e queijo tofu. No Mizu foram encontrados 300 gramas de feijão e molho vencidos, e no Miako 900 gramas de queijo tofu e linguiça fora do prazo de validade.

Na região da Barra da Tijuca, os agente vistoriaram dois restaurante. No Benkei, foram flagrados 12 latas de refrigerante, um litro de molho shoyo e 2kg de carne e camarão fora do prazo de validade. Já no Piatti os fiscais encontraram 24 kg de produtos impróprios para o consumo, dentre eles linguiça, bacon e carne. No Sushimar os fiscais encontrarm cerca de 1 kg de produtos impróprios para o consumo.

No restaurante New Pekim (Tijuca), os ficais encontraram 8kg de produtos vencidos, entre eles queijo tofu, macarrão, salmão, atum, além de saquê. Já no Tsuki, (também na Tijuca) foram encontrados71 unidades de Harumaki, nove litros de molho teriaki, além de 3kg de lula empanada e croquete de peixe com validade vencida. No Mitsuba (também na Tijuca) os fiscais encontraram cerca de 2 kg de alimentos impróprios para o consumo.

No Manekineko, do Humaitá, e no Via China, de Botafogo, os agentes do Procon-RJ não encontraram nenhuma irregularidade. Todos os estabelecimentos autuados foram multados.

O valor da multa pode variar de 200 a 3 milhões de Ufirs. O nome do operação 'Harakiri' significa limpeza da honra,é um dos principais aspectos do código de honra do samurai.
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