Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Blitz da Seprocon nos supermercados encontra 210kg de alimentos impróprios para o consumo

29.07.2013 - 18:18
892472_497169393692883_1250057605_o_1375132813.69.jpg

A Secretaria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon), por meio do Procon-RJ, realizou nesta segunda-feira, 29 de julho, mais uma edição da Operação Secos e Molhados que tem como alvo os supermercados do estado do Rio. Desta vez, os agentes do Procon-RJ fiscalizaram os mercados da rede Multi Market e SuperMarket, nas zonas Oeste e Norte da cidade. O roteiro da ação foi montada a partir de denúncias de consumidores. Durante a blitz foram flagrados cerca de 210kg de alimentos impróprios para o consumo.

Somente no Super Market da Rua Augusto Vasconcelos, Campo Grande, os agentes encontraram 143kg de produtos impróprios, entre eles 78kg eram de alimentos vencidos tais como linguiça, bacalhau e peito de chester. Na unidade da Rua Gianerini, também em Campo Grande, foram flagrados 23kg de carne bovina sem especificação de validade, 3kg de sobrecoxa e pé de porco vencidos, além de 3kg de carne já moída sendo exposta à venda, o que é proibido por lei.

A blitz do Procon-RJ também encontrou irregularidades nas unidades do Multi Market de Irajá (Rua Coronel Vieira) e do SuperMarket da Taquara (Rua André Rocha). No primeiro, os agentes se depararam com linguiça já estragada e 7kg de queijo e salame sem especificação. No segundo, havia 28kg de alimentos impróprios para o consumo entre queijo, presunto e creme de confeiteiro. Das quatro unidades vistoriadas, três estavam vendendo carne bovina já moída em bandejas.

O decreto municipal 6235/86 proíbe a exposição e a venda de carne previamente moída, de qualquer natureza, em todo o município do Rio de Janeiro.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil