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CONSUMIDOR / recall

Recall: motocicleta XVS 950 Midnight Star, ano/modelo 2009 a 2012

13.08.2013 - 13:54

O Procon-RJ informa que a YAMAHA MOTOR DA AMAZÔNIA LTDA., protocolou campanha de recall com o objetivo de convocar os consumidores a comparecer até um de seus representantes para efetuar verificação e, quando necessário, o alinhamento da roda traseira das motocicletas XVS 950 Midnight Star, ano/modelo 2009 a 2012.

De acordo com a empresa, a campanha de chamamento, com início em 22 de julho 2013, abrange 4.400 (quatro mil e quatrocentas) unidades do produto, com numeração de chasi, não sequencial, compreendida entre os intervalos 9C6KN001090000101 a 9C6KN0010C0004500.

Em relação ao defeito, a empresa constatou que "cm base em relatos de usuários basileiros do produto, que o rolamento do cubo de embreagem da roda traseira da motocicleta em referência estaria se danificando, com consequentes avarias ao conjunto da roda traseira (...). O sintoma ocorre quando há um desalinamento no eixo da roda traseira causado por eventual falha na prestação de serviço de manutenção de substituição/reparo do pneu traseiro ou ajuste da correia de transmissão, de substiuição/reparo do pneu traseiro ou ajuste da correia de transmissão da motocicleta".

Quanto aos riscos à saúde e à segurança apresentados, informou que "o eixo da roda traseira pode ficar desalinhado, ocasionando danos de rolamento e, nos casos em que o consumidor insistir na utilização da motocicleta nesta condição, os danos podem se agravar atingindo outras partes do conjunto da roda traseira".

A empresa informou que constatou a periculosidade "com base em relatos de usuários brasileiros do produto" e "em vista de tais relatos (..), a Yamaha do Brasil remeteu o assunto à matriz japonesa, para análise, vez que esta empresa é a responsável pelo projeto da motocicleta.

A empresa informou que não tem conhecimento da ocorrência de acidentes em decorrência deste defeito. 

O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um de nossos postos de atendimento ou discar 151.
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