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Procon-RJ multa 23 agências bancárias no Rio por diversos tipos de irregularidades

13.08.2013 - 19:42
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A Secretaria Estadual de Proteção de Defesa do Consumidor do Rio de Janeiro (Seprocon), através do Procon-RJ, realizou nesta terça-feira, 13 de agosto, na cidade do Rio de Janeiro, mais uma etapa da Operação 'Tio Patinhas', que fiscaliza bancos e verifica o atendimento em geral. Os agentes estiveram em agências bancárias do Centro, Madureira, Tijuca, São Cristóvão e Copacabana. Das 24 agências vistoriadas, 23 foram autuadas e multadas, e os fiscais constataram que idosos e pessoas com necessidades especiais são os que mais sofrem em bancos no Rio.

Na maioria das agências visitadas, não havia cadeiras de rodas para pessoas com dificuldade de locomoção, caixas eletrônicos adaptados, e 15 cadeiras reservadas a idosos e pessoas com necessidades especiais, conforme determina a lei. Um caso grave foi da agência do banco Itaú, na Avenida Nilo Peçanha, no Centro, onde as pessoas com direito a atendimento preferencial são encaminhadas ao segundo andar, mas na agência não há elevadores ou rampas de acesso.

Outra irregularidade constatada em três locais, que surpreendeu os fiscais, foi a falta de detector de metais na porta de acesso às agências. Isso ocorre no Citibank, em Copacabana, e no Bradesco, em Copacabana e no Centro.

Por lei, os clientes de bancos na cidade do Rio de Janeiro devem esperar, no máximo, 15 minutos para serem atendidos e todas as agências têm de possuir cartazes informando esse tempo limite de espera. A ausência desse aviso foi outra irregularidade comum nas agências. Nenhum banco vistoriado pelo Procon-RJ em Madureira, por exemplo, tinha o cartaz fixado.

Na segunda-feira, 12 de agosto, a Operação 'Tio Patinhas' esteve em três municípios da Baixada Fluminense - Nova Iguaçu Duque de Caxias e Guapimirim - e autuou as 10 agências que foram vistoriadas. Nesta terça-feira somente uma das agências visitadas pelos fiscais não apresentou nenhuma irregularidade: uma agência do HSBC localizada na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 817.

Balanço da operação:

Centro:

- Itaú (Av. Rio Branco, 86): Não possui cadeira de rodas e nem caixas eletrônicos adaptados para pessoas com necessidades especiais;

- Bradesco (Av. Rio Branco, 116): Ausência de portas com detector de metais, cadeira de rodas e caixas eletrônicos adaptados;

- Caixa Econômica Federal (Av. Rio Branco, 138): Falta de caixas eletrônicos adaptados e menos de 15 assentos para prioridades (idosos, gestantes e pessoas portadoras de necessidades especiais);

- HSBC (Av. Rio Branco, 108): Não tem caixas eletrônicos adaptados;

- Itaú (Av. Nilo Peçanha, 50): Sem facilidade no acesso ao 2° andar, onde os idosos são atendidos, ausência de cadeira de rodas, caixas eletrônicos adaptados e menos de 15 assentos para atendimentos preferenciais.

Tijuca:

- Santander (Rua conde de Bonfim): Ausência de cartaz, exigido por lei, que informa o tempo máximo permitido de espera nas filas. Falta de caixas eletrônicos adaptados;

- Itaú (Rua Conde de Bonfim): Não distribui senhas para atendimento nos caixas e não possui cadeira de rodas;

- Bradesco (Rua Conde de Bonfim): Não tem o número mínimo, previsto por lei, de 15 assentos para idosos;

- Banco do Brasil (Saens Peña): Sem caixas eletrônicos adaptados para pessoas com necessidades especiais;

- Santander (Saens Peña): Não tem o mínimo de 15 assentos para idosos.

Madureira:

- Santander (Rua Maria Freitas): Ausência de cartaz informando o tempo máximo permitido de espera nas filas, falta de caixas eletrônicos adaptados e demora para atendimento de mais de 30 minutos;

- Itaú (Rua Maria Freitas): Não distribui senhas para os caixas, sem cadeira de rodas e caixas eletrônicos adaptados. Falta de cartaz que alerta sobre o tempo permitido de espera nas filas e ausência da escala de serviço dos caixas com o nome de cada funcionário;

- Caixa Econômica Federal (Estrada do Portela): A agência não tem bebedouro, nem banheiro. Falta a escala de serviço dos caixas e o cartaz que informa o tempo máximo de espera nas filas.

São Cristóvão:

- Itaú (Rua São Cristóvão): Não possui caixas eletrônicos adaptados, cadeira de rodas e o mínimo de 15 cadeiras para prioridades;

- Bradesco (Rua São Cristóvão): Falta cadeira de rodas e do mínimo de assentos para idosos;

- HSBC (Campo de São Cristóvão): Não tem o Código de Defesa do Consumidor.

Copacabana:

- Itaú (Av. Nossa Senhora de Copacabana, 647): Não possui cadeira de rodas, mínimo de 15 assentos para idosos e a escala de serviço dos caixas;

- Bradesco (Av. Nossa Senhora de Copacabana, 709): Não tem porta com detector de metais, nem cadeira de rodas;

-Banco do Brasil (Av. Nossa Senhora de Copacabana, 890): Falta de caixas eletrônicos adaptados e da escala de serviço dos caixas;

- Citibank (Av. Nossa Senhora de Copacabana, 828): Porta sem detector de metais, ausência de cadeira de rodas e do número mínimo de 15 assentos para atendimentos prioritários;

- Itaú (Av. Nossa Senhora de Copacabana, 730): Não tem cadeira de rodas;

- Itaú (Av. Nossa Senhora de Copacabana, 788A): Falta a escala de serviço dos caixas, o mínimo de 15 assentos para idosos e cadeira de rodas;

- Santander (Av. Nossa Senhora de Copacabana): Ausência da escala de serviço dos caixas e do número mínimo de 15 cadeiras para atendimentos preferenciais;

- HSBC (Av. Nossa Senhora de Copacabana, 817): Não apresentou irregularidades.
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