Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon-RJ encontra 56 kg de alimentos impróprios em uma das pousadas mais caras de Petrópolis

16.08.2013 - 20:38
Locanda_02a_1376696627.87.jpg

Teve início nesta sexta-feira, 16 de agosto, mais uma ação da Secretaria de Estado de Proteção de Defesa do Consumidor (Seprocon) que, por meio do Procon-RJ, subiu a Serra para vistoriar a qualidade, condições de armazenamento e prazo de validade dos alimentos nos restaurantes de Petrópolis. É a Operação Faxina Imperial. O caso mais grave foi registrado na conhecida Pousada e Restaurante Locanda della Mimosa, uma das mais caras da região e que estava entre os melhores restaurantes do mundo do Les Grandes Tables du Monde. Lá foram encontrados 21kg de alimentos fora do prazo de validade - alguns deles vencidos em janeiro de 2012 - e 35 kg de produtos sem informação do prazo de vencimento. Nos nove estabelecimentos vistoriados, os fiscais recolheram e inutilizaram cerca de 128 kg de alimentos impróprios para consumo.

No Locanda della Mimosa, com diárias de R$ 1.000,00, foram encontrados massa folheada com vencimento entre janeiro e maio de 2012, peixe, camarão e costela com prazo de validade vencido. O gerente e o cozinheiro da pousada foram encaminhados a 105ª DP para prestar depoimento.

Todos os outros estabelecimentos fiscalizados pelo Procon-RJ ficam na Rua do Imperador, uma das mais conhecidas da cidade. Os fiscais inspecionaram duas lojas da lanchonete Smash, onde foram descartados mais de 32 kg de alimentos. Na primeira loja, foram encontrados 8kg de pernil, lombo e linguiça vencidos. Na segunda, 18kg e 750g de carne fora do prazo de validade e 5kg e 885g de carne sem especificação e com aspecto ruim. O gerente da Smash também foi encaminhado à delegacia e prestou depoimento.

Já na Casa D'Angelo, um fato chamou a atenção dos fiscais. Além de 15kg de produtos sem informação e dois barris de chope com validade vencida, foi flagrado o reaproveitamento de comida pelos funcionários. O que o cliente não consumia, voltava à cozinha e era servido para outra pessoa.

O único estabelecimento fiscalizado na cidade que se apresentou dentro das normas foi o Dinnos Lanches.

Balanço da Operação "Faxina Imperial":

1 - Pausada e Restaurante Locanda Della Mimosa (Alameda das Mimosas, 30): 21 kg de produtos vencidos entre massa folheada, peixe, camarão, costela, queijo e pão. 35 kg de produtos sem a data de validade, entre carnes, queijo e presunto.

2 - Smash Lanches e Refeições (Rua do Imperador, 312): 8kg de produtos vencidos entre pernil, lombo e linguiça.

3 - Smash Lanches e Refeições (Rua do Imperador, 549): 18kg e 750g de carne vencida. 5kg e 885g de carne sem a data de validade e aspecto ruim.

4 - Casa D'Ângelo (Rua do Imperador, 700): 15 kg de produtos sem a data de validade. Dois barris de chope vencido.

5 - Restaurante e Churrascaria Majórica (Rua do Imperador, 754): 500g de pimenta do reino vencida. 10kg e 800g de produtos sem a data de validade entre palmito, manteiga de ervas, creme de leite, presunto, etc.

6 - Filé Sushi Restaurante (Rua do Imperador, 355): 9kg de produtos sem a data de validade.

7 - Restaurante e Pizzaria Tempero da Serra (Rua do Imperador, 218): 1kg e 100g de lombo canadense sem a data de validade.

8 - Rei do Mate (Rua do Imperador, 266): 2 kg de produtos sem a data de validade entre presunto, queijo, creme de leite, quibe, etc.

9 - Dinnos Lanches (Rua do Imperador, 264/lj. 17): Não apresentou irregularidades.

 

Confira o que saiu na mídia sobre a Operação Faxina Imperial:

G1/Região Serrana
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil