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Procon Móvel atendeu mais de 7 mil consumidores

10.06.2010 - 10:25

10/06/2010 - 10:25

O Procon Móvel é uma parceria da Subsecretaria Adjunta dos Direitos do Consumidor do Rio de Janeiro (Procon/RJ), órgão da Secretaria de Estado da Casa Civil, com o Departamento de Proteção e Defesa do consumidor (DPDC), órgão do Ministério da Justiça, contribuindo com o Programa Nacional de Segurança Publica com Cidadania (PRONASCI), na intenção de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos das comunidades atendidas.

As principais reclamações dos consumidores dessas comunidades junto ao Procon Móvel estão relacionadas a má prestação dos serviços essenciais, como energia elétrica, água e telefone. Outro fator que também concentrou as maiores reclamações, foi a demora na entrega de um produto e não entrega do produto na residência dos consumidores, ainda mais quando as empresas alegavam que não encontraram o endereço ou que a região era de risco para fazer a entrega do produto na casa do consumidor, o que segundo os moradores é uma inverdade.

As dívidas nos serviços de cartões de crédito e os reajustes abusivos nas faturas dos serviços essenciais, também lideraram as reclamações dos moradores dessas comunidades, esses consumidores buscaram orientações sobre essas cobranças ou um acordo com o fornecedor para que um novo parcelamento dessa dívida encaixe no orçamento mensal.

Durante o atendimento do Procon Móvel, foi realizada uma pesquisa com 6.274 moradores dessas comunidades. Sobre o trabalho do órgão, 53% conheciam, 31% nunca tinham ouvido falar e 16% já tinham ouvido falar.

Em relação ao Código de Defesa do Consumidor, apenas 22% conheciam, 47% nunca ouviram falar e 31% já tinham ouvido falar. Sobre problemas anteriores de consumo, 58% disseram que é a primeira vez que faziam uma reclamação.

As unidades móveis do Procon/RJ, estarão até o final do mês de julho na comunidade Santa Marta, na Praça Corumbá, altura do número 300 da Rua São Clemente, em Botafogo, e na comunidade do Terreirão, no Recreio dos Bandeirantes, Rua Senador Ruy Carneiro, 603, na antiga sede do 31º BPM.

O horário de funcionamento é de segunda a sexta, de 10h às 16h. O telefone do Procon/RJ para atendimento aos consumidores é o 151
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