Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon-RJ recolhe cinco toneladas de alimentos em supermercado de Maricá

12.09.2013 - 20:13
jjjjjjjjjjj_1379027596.82.jpg

Durante a Operação Ouro Negro, realizada nesta quinta-feira (12-09) em Maricá pela Secretaria do Estado de Proteção de Defesa do Consumidor (Seprocon), por meio do Procon-RJ, fiscais flagraram em uma filial do supermercado Estrela do Sul cerca de cinco toneladas de alimentos vencidos. Entre os produtos, que exalavam forte odor nauseante, tinham carnes com péssima aparência e estavam vencidos, arroz, feijão, champignon e manteiga. Alguns deles estão vencidos desde 2011.

O supermercado está localizado na Rua Domício da Gama, no Centro do município. A ação contou com o auxílio de policiais militares da equipe de operações da 4ª CIA, vinculados ao 12º BPM de Niterói e policiais civis da 82ª DP, de Maricá. O proprietário da rede de supermercados Estrela do Sul foi preso pelos fiscais do Procon-RJ que acionaram os policiais da 82ª DP e o encaminharam para prestar esclarecimentos. O dono do estabelecimento deverá responder por crimes contra as relações de consumo, conforme previsto na Lei Nº 8.137/ 1990.

A quantidade encontrada de produtos impróprios para o consumo no estabelecimento é tão grande que ele foi fechado pelos fiscais do Procon-RJ, que passarão boa parte da noite pesando e contando o material para constar nos autos. Policiais irão ao supermercado na manhã desta sexta-feira (13-09) para recolher o material e serão acompanhados na ação pelo presidente do Procon-RJ, João Oliveira. O supermercado permanecerá lacrado.

Com a grande quantidade de produtos irregulares encontrado na filial do Estrela do sul, a operação do Procon-RJ só foi em mais dois outros supermercados do município: a filial do Multi Market de Inoã, onde foram encontrados 54,7 quilos de produtos vencidos e 147,5 quilos de alimentos sem informação de prazo de validade; e Princesa Supermercado, que tinha 125,2 quilos de alimentos sem data de vencimento definida. As lojas Tintas Caper, Codeplast, Bia Calçados e Giro Lar e Lazer não apresentaram irregularidades.

Balanço da Operação Ouro Negro:

1 - Princesa Supermercados - 121kg e 700g de carré suíno e 3kg e 500g de salsicha sem especificação;

2 - Multi Market (Inoã) - 54kg e 700g de produtos vencidos entre requeijão, presunto, bacon, salsicha, coração e rabo de boi, 4kg de filé de merluza com validade de 14 de abril e 147kg e 500g de alimentos sem informação quanto prazo de validade entre língua, bucho, mocotó, carré, rabada e coração de boi;

3 - Supermercado Estrela do Sul (Centro) - 5 toneladas e 368kg de alimentos impróprios para consumo entre vencidos, deteriorados e sem informação quanto ao prazo de validade: farofa, arroz, coração de galinha, costela suína, mortadela, almôndega, risoto, linguiça, presunto, lombo canadense, uva passa, requeijão, bacon, salsicha, margarina, queijos, salame, hambúrguer, patê, ervilha, champignon, feijão, cerveja, bucho, filé de peixe, pernil, batata palito, pé de boi, miúdos, pão de queijo, rabada, pizza, entre outros.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil