Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Operação Leva Eu autua 12 empresas de ônibus por defeitos em elevadores para cadeirantes

24.09.2013 - 19:39
leva_eu_1380062339.06.jpg

A Secretaria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon), por meio do Procon-RJ, iniciou nesta terça-feira, 24 de setembro, a Operação Leva Eu, que tem o objetivo de fiscalizar o acesso de cadeirantes aos ônibus do Rio de Janeiro. Equipes de fiscais estiveram em Bangu e no Centro da cidade do Rio, além do município de Mesquita. Ao todo, dez ônibus foram interditados por estarem com mal funcionamento nos elevadores para cadeirantes e 12 empresas acabaram sendo autuadas e serão multadas. Em Mesquita, um motorista da Viação Vila Rica foi encaminhado a 53ª DP por ter desacatado os fiscais do Procon-RJ.

Na cidade de Mesquita, os agentes interditaram o maior número de ônibus: nove no total. As empresas autuadas foram a Viação Vila Rica (três ônibus), Viação Nossa Senhora da Penha (três ônibus), Auto Viação Vera Cruz (dois ônibus) e Viação Nilopolitana (um ônibus).

Em Bangu, um ônibus foi interditado da Viação Campo Grande. Além do elevador para cadeirantes estar com problemas, o motorista foi considerado inabilitado por não saber operar o equipamento que permite o acesso de cadeirantes no ônibus.

No Centro o foco da operação foi outro. Os fiscais vistoriaram no terminal Menezes Côrtes os chamados ônibus rodoviários, que possuem apenas uma porta de entrada e apresentam adesivos que garantem o acesso facilitado a cadeirantes. A fiscalização verificou que esses ônibus não possuem equipamento que facilite esse acesso, motivo pelo qual as empresas donas desses veículos foram autuadas. São elas: Evanil Transportes e Turismo, Transportes Única, Viação Teresópolis, Viação Nossa Senhora do Amparo, Viação Normandy do Triângulo, Viação Redentor e Transporte Mageli.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil