Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Funcionário da SuperVia é detido por impedir fiscais do Procon-RJ de vistoriar estação

30.09.2013 - 16:38
20130930_102636_-_A_1380569924.69.jpg

A Secretaria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon), por meio do Procon-RJ, esteve em várias estações de trem na manhã desta segunda-feira, 30 de setembro, numa nova etapa da Operação Via Crucis, com o objetivo de fiscalizar atraso na chegada e partida dos trens, e verificar se a concessionária estádevolvendo o valor da passagem aos usuários no caso de quebra das composições que impossibilite o prosseguimento da viagem. O responsável pela segurança da estação de São Cristovão foiencaminhado à 17ª Delegacia de Polícia para prestar depoimento, por tentar impedir o trabalho dos agentes do Procon-RJ.

Em São Cristóvão, os funcionários dificultaram o acesso dos fiscais ao interior da estação, mesmo depois de eles se identificarem e da presença da polícia. Depois de longa negociação para entrar, os fiscais enfrentaram o mesmo problema ao retornarem da estação da Mangueira. Mais uma vez a PM foi acionada, e nem com a presença dos policiais os seguranças da SuperVia queriam permitir a entrada da fiscalização, que só entrou 45 minutos depois.

Os agentes estiveram, também, nas estações de Cascadura, Brás de Pina e Duque de Caxias. Em Cascadura, os fiscais verificaram que o elevador que garante o acesso de cadeirantes no interior da estação não estava funcionando. Em Duque de Caxias, além do elevador para cadeirantes não estar funcionando, a estação não tinha banheiros para os usuários. A SuperVia foi autuada e será multada pelas irregularidades.

A Seprocon instaurou na semana passada processo administrativo para investigar as irregularidades cometidas pela SuperVia, e já anunciou que aoperação prossegue e não tem data para acabar.

Em agosto, a concessionária já fora multada no valor de R$ 1,9 milhão devido a problemas encontrados em 24 estações na primeiras ações da Operação Via Crucis, realizada em maio: irregularidades como falta de acessibilidade a cadeirantes, trens com janelas quebradas e que viajavam com portas abertas.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil