Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Secretaria Estadual de Defesa do Consumidor entra com ação contra Maracanã, Flamengo, Fluminense e B

30.08.2013 - 00:00
Participantes do programa Sócio-Torcedor estão tendo prejuízo e perdendo jogos

A Secretaria de Estado de Proteção e
Defesa do Consumidor (Seprocon), por meio do Procon-RJ, entrou nesta sexta-feira, 30 de agosto, com ação coletiva de consumo contra o consórcio administrador do estádio Maracanã e alguns dos principais clubes de futebol do Rio de Janeiro - Flamengo, Fluminense e Botafogo - por causa de falhas apresentadas no programa de fidelização chamado Sócio-Torcedor.

Os torcedores que aderem ao programa deveriam ter grandes vantagens na compra antecipada de ingressos para jogos, além de descontos, mas estão sofrendo nas grandes filas, em meio a tumultos, para conseguir assistir às partidas. O cartão magnético que eles recebem como sócio-torcedores e deveriam servir como ingresso não são compatíveis com o sistema de catracas de acesso ao Maracanã. Com isso, há casos de clientes do programa que desistem de entrar ou que perdem parte significativa do jogo até conseguirem entrar no estádio. E o programa não abrange jogos realizados em outros estados.

A ação determina que os clubes suspendam imediatamente as vendas do programa Sócio-Torcedor até que seja sanado o problema de compatibilidade de sistema das catracas do Maracanã, ou que medidas alternativas garantam o acesso dos integrantes do programa em tempo hábil para assistir aos jogos. A cada partida no estádio em que está ação for descumprida será aplicada uma multa de R$ 20 mil.

Nos jogos fora do estado do Rio em que os times citados na ação forem os mandantes, eles deverão conceder créditos para os participantes do programa e deverão ressarci-los em dobro caso os torcedores sejam obrigados a comprar novos ingressos. Caso o consumidor queira rescindir o seu contrato de adesão ao programa Sócio-Torcedor, isso será feito sem ônus e com a devolução do valor já pago.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil