Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon-RJ recolhe 269kg de produtos impróprios em supermercado de Duque de Caxias

25.10.2013 - 15:18
20131024_134748_1382721569.69.jpg

Atendendo auma solicitação da 59ª DP (Duque de Caxias), a Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon) enviou uma equipe de fiscais do Procon-RJ ontem (24/10) à filial do supermercado Rede Economia, no bairro Olavo Bilac, para apurar a denúncia de uma consumidora que levou uma lata de palmito estufada e escurecida à delegacia. Durante a fiscalização, os agentes encontraram no local 269 quilos de produtos impróprios para consumo e sérios problemas de higiene e de estrutura. O supermercado foi autuado e será multado.

Entre os produtos recolhidos, 170kg estavam sem o prazo de validade exposto, entre eles, linguiça, pontas de carne bovina, bucho, carne suína, além de asas, coxas e sobrecoxas de frango. Na câmara de congelamento do supermercado, os fiscais encontraram 70 kg de carnes armazenadas de foram irregular, entre coração bovino, rabada e pernil. Também havia 23kg de carne de hambúrguer totalmente descongeladas; 25 latas enferrujadas de azeite; e 22,6kg de carne previamente moída, o que contraria o Decreto Estadual 6538/83, que determina que a carne só pode ser moída na hora da compra e na presença do consumidor.

Além dos alimentos irregulares, a equipe encontrou a câmara de congelamento sem vedação adequada, chão sujo e molhado e produtos estocados ao lado da área de descarte, sem nenhuma separação entre elas.

Os gerente do estabelecimento foi levado por policiais para a 59ª DP, no bairro 25 de Agosto, para prestar esclarecimentos sobre as irregularidades encontradas.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil