Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon-RJ recolhe 135kg de alimentos impróprios em Duque de Caxias

29.10.2013 - 20:32
Mercado_das_Carnes_São_Thiago_1_1383085726.47.jpg

A Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon), por meio do Procon-RJ, realizou nesta terça-feira, 29 de outubro, em Duque de Caxias,a Operação Pacificador. A fiscalização vistoriou o Mercado das Carnes São Thiago, que é o maior açougue da região, e as lojas do Caxias Shopping, na Rodovia Washington Luiz (a Rodovia Rio-Petrópolis). Foram recolhidos e descartados 135kg de alimentos impróprios para consumo por motivos que têm sido recorrentes nas operações da secretaria: alimentos vencidos, sem informação do prazo de validade, e carne previamente moída, o que é proibido por lei.

No Mercado de Carnes São Thiago, a fiscalização encontrou 31kg de alimentos sem data de validade, tais como linguiça e fígado. Os agentes recolheram 5kg e 351g de produtos vencidos, entre peito de peru, lombo defumado, presunto e queijo coalho. A fiscalização achou, ainda, no estoque do estabelecimento 85kg e 310g de carne previamente moída, o que contraria o Decreto Estadual 6538/83, segundo o qual acarnesó pode sermoídana hora da compra e na presença do consumidor. O mercado foi notificado também para reformar em até 30 dias as duas câmaras frigoríficas que apresentam ferrugem e infiltrações, bem como as áreas de descarte e onde as carnes são desossadas, que estão mal conservadas.

No Caxias Shopping, oito estabelecimentos foram autuados e serão multados. No Bode Grill, os fiscais do Procon-RJencontraram um litro de leite vencido e 3kg de produtos sem a data de vencimento, como muçarela e molho de tomate. O estabelecimento recebeu um prazo de 20 dias para consertar ou trocar duas geladeiras que apresentavam ferrugem e mofo.

No Romanno Pizza Grill havia 9kg de produtos sem o prazo de vencimento, entre doce de goiaba cremoso, requeijão cremoso, frango e filé suíno com bacon.

Na filial do Spolleto, os agentes identificaram 3kg e 500g de massa de ravioli vencidos e 620g de alimentos sem a data de validade, entre os quais azeitona preta, bacon picado e queijo gorgonzola.

Em quatro lojas os produtos expostos na vitrine estavam sem os preços, o que é proibido por lei. Foi o caso do Sonobelo, Espaço Rubro Negro, KK e By Polly.Na Street Shoes, os cartazes davam destaque ao parcelamento da compra a prazo em detrimento do valor àvista, o que é proibido pela Lei Estadual 6419/13.

Os estabelecimentosque não apresentaram irregularidades foram os seguintes: Doggis, McDonald's, Subway, Burger King, Roasted Potato, Parmê Express, Vivenda do Camarão, Giraffas, Beluga e Lamego.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil