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Operação Tio Patinhas do Procon-RJ multa 14 agências bancárias no Rio

06.11.2013 - 19:00
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A Secretaria Estadual de Proteção de Defesa do Consumidor (Seprocon) realizou nesta quarta-feira, 06 de novembro, por meio do Procon-RJ, a terceira etapa da Operação Tio Patinhas, que fiscaliza bancos e verifica o atendimento aos clientes. Os fiscais estiveram em agências bancárias do Centro,Leblon, Bangu, Madureira, Marechal Hermes, Leme, Campo Grande, Coelho Neto e Flamengo.Todas as 14 agências vistoriadas apresentaram irregularidades, foram autuadas e serão multadas.

Segundo a Lei Municipal 5.254/11, que estabelece as obrigações dos bancos nos serviços prestados a seus clientes, o tempo máximo de espera na fila para o atendimento não pode passar de 15 minutos. No entanto, em seis agências vistoriadas os correntistas estavam aguardando muito mais tempo do que determina a lei. O caso mais grave foi verificado na agência do banco Santander, em Bangu, onde a espera na fila do caixa era de uma hora e meia.

Idosos, gestantes e pessoas com necessidades especiais continuam sendo os que mais sofrem em bancos no Rio.Na maioria das agências fiscalizadas não havia o mínimo de 15 cadeiras reservadas para eles, conforme estabelece a lei. Somente cinco das agências visitadas atendiam a essa determinação.

Também de acordo com a lei, os bancos devem disponibilizar ao menos um banheiro e um bebedouro para seus clientes. Os fiscais, porém, encontraram agências do Banco do Brasil sem os dois equipamentos. Em duas delas - no Leme e no Flamengo -não havia bebedouro, enquanto que a de Madureira não possuía banheiro.

A operação prossegue nesta quinta-feira, 07 de novembro, com os fiscais do Procon-RJ vistoriando outras agências bancárias pela cidade.

Balanço da Operação Tio Patinhas:

1 - Santander (Rua Ministro Ari Franco/Bangu): Tempo de espera de 1h30 e apenas 10 assentos preferenciais;

2 - HSBC (Rua Cupertino Durão/Leblon): Tempo de espera de 30 minutos;

3 - Santander (Av. Ataulfo de Paiva/Leblon): Não possui os 15 assentos preferenciais previstos na lei;

4 - HSBC (Rua Visconde de Pirajá/Leblon): Não possui os 15 assentos preferenciais previstos na lei;

5 - Itaú (Rua Aurélio Valporto/Marechal Hermes): Não disponibiliza o cartaz informando o tempo máximo de 15 minutos de espera, não possui os 15 assentos preferenciais, não utiliza o sistema de distribuição de senhas para clientes comuns e preferenciais;

6 - Bradesco (Estrada do Portela/Madureira): Tempo de espera de 40 minutos, ausência do cartaz que informa a escala de caixas e funcionários e não cumprimento no número mínimo de 15 assentos preferenciais;

7 - HSBC (Rua Fonseca/Bangu): Tempo de espera de 50 minutos e apenas 12 assentos preferenciais;

8 - Banco do Brasil (Rua Dagmar da Fonseca/Madureira): Ausência do cartaz que informa a escala de caixas e funcionários, não disponibiliza o cartaz informando o tempo máximo de 15 minutos de espera, não tem banheiros e a triagem para receber a senha é fora do espaço de atendimento;

9 - Banco do Brasil (Av. Nossa Senhora de Copacabana/Leme): Não possui bebedouro e não disponibiliza o cartaz que informa a escala de caixas e funcionários;

10 - Bradesco (Rua Augusto Vasconcelos/Campo Grande): Senha sem o horário de atendimento e clientes não são chamados pela senha;

11 - HSBC (Rua Agostinho Coelho/Campo Grande): Senha sem o horário de atendimento e tempo superior a 15 minutos de espera. Não havia assentos identificados como preferenciais, porém, durante a vistoria, foram providenciadas 6 identificações;

12 - Bradesco (Av. Brasil/Ceasa - Coelho Neto): Possui sistema de senhas, mas não faz chamada por senha. Não cumpre o número mínimo de 15 assentos preferenciais;

13 - Itaú (Av. Rio Branco/Centro): Tempo de espera de 35 minutos e ausência dos 15 assentos preferenciais previstos na lei;

14 - Banco do Brasil (Rua Senador Vergueiro/Flamengo): Não tem bebedouro.

 

Confira o que saiu na mídia sobre a Operação Tio Patinhas: 

Correio Braziliense
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