Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon-RJ fiscaliza 45 lojas no Shopping Vertical, no Centro do Rio

14.11.2013 - 18:01
20131114_105717_-_A_1384458781.26.jpg

A Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon) fiscalizou nesta quinta-feira, 14 de novembro, através do Procon-RJ, lojas do Shopping Vertical, polo comercial dedicado exclusivamente para mulheres no Centro do Rio. Durante a Operação Torre de Babel, os fiscais estiveram em 45 estabelecimentos e seis deles apresentaram irregularidades, tendo sido autuados e, posteriormente,serão multados.

A loja Via Valentina apresentou duas irregularidades: ausência do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e do cartaz que divulga o Disque Procon (151). As lojas Cris Roberto, Dress To, By Mac e Bebê Carioca também não tinham o CDC. Já a loja Cynthia Pamplona estava sem o cartaz do Disque Procon (151).

Os agentes estiveram, ainda, em duas lojas de roupa masculina fora do Shopping Vertical, ambas na Avenida Rio Branco. A Borelli foi autuada por não colocar preço em alguns ternos no interior da loja, e a Dartigny, além da ausência de preço nos produtos, também foi autuada por diferenciar o preço entre os pagamentos à vista e no cartão de crédito, o que é proibido de acordo com a Portaria 118/1994 do Ministério da Fazenda.

Não foram encontradas irregularidades nas seguintes lojas: Paconcept, Zerozen, Zinzi, Espaço Fashion, Zipper Zipper, Donna B, Totem, MZ, Ciabatta, Checklist, Senhorita Rosa, Maria Modas, Amor Perfeito Modas, Jangada Biquínis, Lalou Lingerie, Papeline, Lacet, Aquarela Kids, Mom's Gestante, Loja de Inverno, Afghan, Leeloo, Linea Vestis, Claudia Simões, Citwar, Cantão e Foggia Spezzato, Arezzo, S/S Sollas, Le Chic, Via Mia, Santa Lolla, Gallibelle, Batik Ateliê, Espaço 7, Josefina Rosacor, Mara Mac e Fitá.

Há, aproximadamente, dois meses, os agentes do Procon-RJ fizeram uma operação para informar proprietários e funcionários de lojas no Centro sobre como se adequar à legislação. Uma listagem com algumas recomendações foi distribuída, dentre elas a obrigatoriedade do Código de Defesa do Consumidor e do cartaz com o Disque Procon (151), a disponibilização dos preços dos produtos em local visível para os clientes, e a não diferenciação de preços entre o pagamento à vista e no cartão de crédito são algumas delas.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil