Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon-RJ fiscaliza lojas e sites de comércio eletrônico na Black Friday

28.11.2013 - 17:25
Black-Friday-Brasil_1385666835.28.jpg

Nesta sexta-feira, 29 de novembro, será realizada mais uma Black Friday. Diante disso, a Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon) estará com um esquema especial de operações, por meio do Procon-RJ, para auxiliar aqueles que pretendem aproveitar as diversas promoções que vão acontecer, tanto em lojas físicas quando em sites de comércio eletrônico. O objetivo é coibir a 'maquiagem' de preços, evitando que se repita o que aconteceu na Black Friday de 2012, quando várias empresas aumentaram os preços de seus produtos às vésperas da promoção e no 'dia D' reduziram o valor, quando, na verdade, apenas voltaram ao preço original. Ou seja, o desconto foi fictício.

A Seprocon estabeleceu parcerias para monitorar os sites que participarão da Black Friday, comparando os preços que os produtos em ofertada tinham antes da promoção, para verificar se a promoção é, de fato, verdadeira. Os estabelecimentos que estiverem manipulando os valores dos produtos serão autuados e multados. Equipes de fiscais do Procon-RJ estarão de prontidão para vistoriar durante a sexta-feira lojas participantes do evento a medida que surgirem denúncias ou que se identifique na internet casos de falsas promoções. Apresentando comprovações contra sites que tenham desrespeitado o Black Friday o Departamento jurídico emitirá atos sancionátórios para autuá-los.

A secretaria também estará de olho nas empresas que não fazem parte das 120 cadastradas no site Black Friday. Elas podem querer se aproveitar da oportunidade para atrair clientes com promoções e o Procon-RJ também estará fiscalizando essas lojas. 

Os consumidores que se sentirem lesados ou identificarem alguma falsa promoção devem fazer suas reclamações ou tirar suas dúvidas através do dique Procon-RJ (151), pelo e-mailouvidoria@procon.rj.gov.br,ou indo diretamente a um de seus postos de atendimento.

Postos de Atendimento do Procon-RJ:

- Centro: Rua da Ajuda, 5, 18º andar - Tel: 2333-0021

- Central do Brasil: Subsolo do Edifício Pedro II (Central do Brasil) - Tel: 2334-5197

- Cantagalo: Rua Barão da Torre (Saída da Estação de Metrô General Osório) - Tel: 3202-5565

- Bangu: Bangu Shopping - Tel: 3107-7031

- Niteroí: Rua Visconde de Sepetiba, 519 - Térreo - Tel: 2719-5177

- São Gonçalo: São Gonçalo Shopping - Tel: 3125-6212

- São João de Meriti: Shopping Grande Rio - Tel: 3668- 1054
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil