Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

CONSUMIDOR / recall

Recall: motocicletas Suzuki modelo GSX-R750, de 2005 a 2014, e GSX-R1000 de 2006 a 2014

12.12.2013 - 11:55

O Procon-RJ informa que a J TOLEDO DA AMAZÔNIA INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE VEÍCULOS LTDA. iniciou campanha de recall com o objetivo de convocar os consumidores que compraram motocicletas da marca Suzuki, modelo GSX-R750, ano modelo 2005 a 2014, e GSX-R1000, ano modelo 2006 a 2014. Eles devem comparecer a um dos representantes da empresa para efetuar a substituição do cilindro mestre do freio dianteiro destes veículos. 

De acordo com a empresa, a campanha de chamamento, com início em 21 de novembro de 2013, abrange 11.086 (onze mil e oitenta e seis) motocicletas, das quais 10.990 (dez mil novecentos e noventa) foram colocadas no mercado de consumo, com numeração de chasi compreendida entre os intervalos 9CDGR7DAJ4M001867 a 107706 e 9CDGR7MAJDM100001 a 100186 para as motocicletas GSX-R750; e 9CDGT76AJ6AJ6M001209 a 106266 para as motocicletas GSX-R1000. 

Este veículos estão distribuídos da seguinte forma pelos estados da federação:

GSX-R750:

Acre - 08 motocicletas;

Alagoas - 22 motocicletas;

Amazonas - 10 motocicletas;

Amapá - 14 motocicletas;

Bahia - 244 motocicletas;

Ceará - 57 motocicletas;

Distrito Federal - 241 motocicletas;

Espírito Santo - 52 motocicletas;

Goiás - 278 motocicletas;

Maranhão - 33 motocicletas;

Minas Gerais - 311 motocicletas;

Mato Grosso - 118 motocicletas;

Mato Grosso do Sul - 100 motocicletas;

Pará - 21 motocicletas;

Paraíba - 12 motocicletas;

Pernambuco - 54 motocicletas;

Piauí - 18 motocicletas;

Paraná - 643 motocicletas;

Rio de Janeiro - 211 motocicletas;

Rio Grande do Norte - 11 motocicletas;

Rondônia - 13 motocicletas;

Roraima - 03 motocicletas;

Rio Grande do Sul - 422 motocicletas;

Santa Catarina - 494 motocicletas;

Sergipe - 07 motocicletas;

São Paulo - 2.624 motocicletas;

Tocantins - 05 motocicletas.

 

GSX-R1000:

Acre - 05 motocicletas;

Alagoas - 20 motocicletas;

Amazonas - 03 motocicletas;

Amapá - 16 motocicletas;

Bahia - 283 motocicletas;

Ceará - 104 motocicletas;

Distrito Federal - 226 motocicletas;

Espírito Santo - 34 motocicletas;

Goiás - 270 motocicletas;

Maranhão - 44 motocicletas;

Minas Gerais - 243 motocicletas;

Mato Grosso - 100 motocicletas;

Mato Grosso do Sul - 103 motocicletas;

Pará - 51 motocicletas;

Paraíba - 21 motocicletas;

Pernambuco - 61 motocicletas;

Piauí - 15 motocicletas;

Paraná - 432 motocicletas;

Rio de Janeiro - 194 motocicletas;

Rio Grande do Norte - 20 motocicletas;

Rondônia - 14 motocicletas;

Roraima - 04 motocicletas;

Rio Grande do Sul - 275 motocicletas;

Santa Catarina - 248 motocicletas;

Sergipe - 09 motocicletas;

São Paulo - 2.247 motocicletas;

Tocantins - 18 motocicletas.

Em relação ao defeito constatado, a empresa informou que "após investigação da Suziki Motor Corp., gás gerado lentamente a partir do fuído de freio permanece no cilindro mestre e pode afetar o poder de frenagem, reduzindo a transmissão adequada de fluído para o freio dianteiro". 

Quanto aos riscos a saúde e à segurança apresentados, a empresa sustentou que "ao longo do tempo a alavanca do freio dianteiro pode desenvolver uma sensibilidade 'esponjosa'". Com isto, pode ocorrer "a redução do desempenho do freio, aumentando os riscos de uma colisão". 

O acompanhamento da presente campanha poderá ser feito no site: http://portal.mj.gov.br/recall ou pelo telefone (61) 2025-3170.

O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um de nossos postos de atendimento ou discar 151.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil