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Procon-RJ autua Infraero novamente por mais de 40 irregularidades no Galeão

17.01.2014 - 20:08
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Em nova etapa da Operação SOS Maestro, realizada nesta sexta-feira (17/01), a Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon), por meio do Procon-RJ, retornou ao Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) para vistoriar a estrutura do local. Os fiscais encontraram mais de 40 tipos de irregularidades e a Infraero acabou sendo novamente autuada - já o fora na fiscalização realizada no aeroporto no último dia 06 de janeiro.

Os agentes chegaram ao Galeão por volta das 6h30 e, logo no estacionamento, encontraram o primeiro problema: das três cancelas para entrada de veículos, apenas uma estava funcionando, o que gerou fila de carros e demora no atendimento. No interior do aeroporto, foram detectados problemas nos banheiros, bebedouros, elevadores, ar-condicionados e extintores. Consumidores reclamaram da espera de mais de uma hora para a retirada das malas no desembarque e da falta de identificação e segurança para localizar as bagagens.

Nos três andares do aeroporto, além do subsolo, os fiscais do Procon-RJ constataram um intenso calor, causado pelo não funcionamento de mais de 29 aparelhos de ar-condicionado. No terceiro piso, oito extintores de incêndio estavam com a validade vencida, faltavam bebedouros, e uma grande parte dos elevadores se encontrava parada. As portas de emergência, em sua maioria, estavam lacradas; uma delas obstruída por carrinhos de bagagem e outra por entulhos das diversas obras que estão acontecendo no terminal 1.

A situação do banheiro feminino do segundo piso também chamou a atenção dos fiscais. Um balde para conter goteiras em cima do vaso sanitário corria o risco de cair no usuário e causar acidentes. Já no banheiro masculino, foram encontrados mictórios sujos, interditados e descargas quebradas. O banheiro destinado a portadores de deficiência estava com mau funcionamento das duchas higiênicas, o que acarretava vazamento de água.

Balanço da Operação SOS Maestro:

Terminal 1

Banheiros: Ralo destampado no banheiro masculino do 1° piso, torneira quebrada no banheiro feminino do 2° piso, goteira na cabine sanitária sendo contida por balde com perigo de queda, três mictórios com a descarga quebrada no banheiro masculino do 2° piso.

Bebedouros: No 1° piso existem dois espaços com a sinalização, mas ausência dos bebedouros.Elevadores: Os elevadores das colunas EL 17, EL 36, EL 37, EL 38 não funcionam.

Ar Condicionado: Foram detectadas temperaturas elevadas no 1°, 2°, 3° pisos e no subsolo.

Infraestrutura: No 2° piso, apesar da sinalização para o extintor de incêndio, o mesmo inexiste. As saídas de emergência estão lacradas. Em uma delas, onde deveria estar livre para deslocamento, há uma grande quantidade de entulhos. Em outra, carrinhos de bagagem a obstruíam. Corredor em obras. Tomada com defeito e fiação exposta. O forro do teto da porta, no subsolo, está destampado com objetos com risco de queda.

Ligação entre os terminais

Infraestrutura: O 1° e o 2° lance de esteiras no sentido T2/T1 estavam interditados. O último lance da esteira no sentido T1/T2 estava paralisado. Na chegada ao terminal 1 a temperatura do ambiente é muito alta. Saí da de emergência lacrada e bloqueada.

Terminal 2

Banheiros: No banheiro de deficientes, 1° e 3° pisos, a ducha higiênica não funciona corretamente vazando água ao ser acionada. No banheiro masculino, duas torneiras não possuem botão de acionamento. Forro do teto solto em uma das cabines. No banheiro masculino do 2° piso um mictório está interditado.

Bebedouros: Um bebedouro do 1° piso não possui água gelada, no espaço reservado para o outro, apesar da sinalização, foi verificada a ausência do mesmo. O bebedouro do 3° piso não funciona.

Elevadores: Os elevadores das colunas EL 207C e EL 208C não funcionam acarretando filas nos elevadores das colunas EL 205C e EL 206C.

Ar-Condicionado: Na praça de alimentação, dois aparelhos estavam desligados. No 3° piso, foram detectados 29 aparelhos desligados.

Extintores: No 3° piso, oito extintores estão com a garantia vencida. Ainda no 3° piso, há local com sinalização para extintor, mas ausência do mesmo.

Estacionamento: Dos três guichês para entrada no estacionamento, apenas um funciona gerando fila de carros. A entrada para pedestres vindos do estacionamento C está fechada.

Infraestrutura: No 1° piso, foram encontrados buracos no teto com o forro apoiado e perigo de queda. Duas caixas com fiação exposta. Porta exclusiva para entrada com carrinhos de bagagem com o vidro quebrado. Área com goteiras isolada por cones. No 1° piso, a porta para pedestres está interditada. O terminal de informações jurídicas não funciona. No 2° piso foram detectadas duas calhas para lâmpadas e uma lâmpada pendurada acima dos assentos. No 3° piso foram encontradas 31 lâmpadas queimadas.

Desembarque

Terminal 2 (doméstico): Foi constatado o acúmulo de três voos em uma mesma esteira de bagagem ocasionando congestionamento e dificuldade na localização das malas por parte dos passageiros. Não há etiquetagem ou qualquer controle para retirada das malas. Não há bebedouro na área interna do desembarque.

Terminal 2 (Internacional): Queixa dos consumidores que aguardaram mais de uma hora para retirada das malas. Reclamação de consumidores ante a formação de filas por ausência de carrinhos de bagagem.
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