Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua seis restaurantes do Polo Gastronômico de Guaratiba

28.01.2014 - 13:52
foto_(4)_1390924342.39.JPG

A Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon), através dos fiscais do Procon Estadual, vistoriou no último sábado (25/01) alguns dos principais pontos do Polo Gastronômico de Barra de Guaratiba, alguns conhecidos pelos altos preços e pela qualidade de seus pratos. É o caso do Bira de Guaratiba, que já entrou na lista da revista norte-americana Newsweek como um dos melhores lugares para se comer no mundo. O estabelecimento foi autuado e será multado pelo fato de os fiscais terem encontrado produtos vencidos na cozinha: 500g de pimenta do reino e 650g de laranja em calda. Dos 15 estabelecimentos vistoriados, seis foram autuados e serão multados.

Como o polo gastronômico de Guaratiba é conhecido por seus restaurantes criados por cozinheiras famosas pela qualidade de seus pratos, chamadas de “tias” por seus amigos e clientes, a fiscalização ganhou o nome de Operação Tiazinha.

O caso mais grave encontrado pelos agentes do Procon Estadual foi no Mercosul Tchê, onde a fiscalização recolheu 52kg de alimentos – entre carne, frango e peixe – que estavam em estado de putrefação acondicionados em um freezer. Os fiscais determinaram o imediato descarte dos produtos e a limpeza do freezer. No estabelecimento também foi encontrado 2kg e 500g de fubá de milho e 2kg kg de arroz com data de validade vencida.

Outro restaurante autuado muito conhecido foi o Tia Joana, no qual os físicas recolheram oito caixas de creme de leite, três pacotes de 1kg e 300g de caldo Knorr, um pacote de tempero Arisco, oito latas de cerveja vencidos. Além disso, eles encontraram alimentos sem a especificação do prazo de validade, tais como 3kg e 200g de caldeirada, 1kg e 100g de bobó de camarão, 100ml de leite do coco, e 50ml de leite integral.

Os estabelecimentos em que não se encontrou irregularidades foram os seguintes: Tia Penha, Doguinhos Restaurante, Garota de Guaratiba, Garoupão, Cabana do Índio, Sobre as Ondas 2, Morena Tropicana, Tia Palmira e Tropicana. Este último possuía, inclusive, uma engenheira de alimentos que realiza periodicamente a vistoria dos produtos da casa.

Balanço da Operação Tiazinha:

1 - Bira de Guaratiba (Estrada da Vendinha, 68A): Dois pacotes (500g) de pimenta do reino e três potes (650g) de laranja em calda vencidos.

2 - Restaurante Tia Joana (Estrada Roberto Burlemarx, 5755): Oito caixas de creme de leite, três pacotes de 1kg e 300g de caldo Knorr, um pacote de tempero Arisco, três latas de cerveja escura e cinco latas de cerveja Itaipava vencidos, além de 3kg e 200g de caldeirada, 1kg e 100g de bobó de camarão, 100ml de leite do côco e 50ml de leite integral sem especificação.

3 - Oficina do Peixe (Estrada da Barra de Guaratiba, 1300): Um pacote de mini pizzas e 752g de carne moída vencidos; 300g de palmito sem especificação.

4 - Poço das Pedras (Estrada Roberto Burlemarx, 3349): 13 cervejas pretas e 1kg e 250g de queijo parmesão vencidos.

5 - Mercosul Tchê (Estrada Roberto Burlemarx, 132): 2kg e 500g de fubá de milho e 2kg de arroz vencidos, 52kg de alimentos misturados (carne, frango, peixe) acondicionados no freezer em estado de putrefação.Determinada a limpeza imediata do freezer.

6 - Rancho Petisco Restaurante (Estrada Roberto Burlemarx, 1533): Um barril de chopp de 50L sem especificação.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil