Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

CONSUMIDOR / recall

Recall: Substituição das articulações axiais CMM, em diversos veículos

21.02.2014 - 11:19

O Procon-RJ informa que a MAGNETI MARELLI COFAP FABRICADORA DE PEÇAS LTDA - DIVISÃO AFTERMARKET , inicia campanha de recall com o objetivo de convocar os varejistas, mecânicos e proprietários para efetuar, sem nenhum custo, a substituição das articulações axiais CMM, utilizadas nos veículos: Audi A3; Volkswagen Golf, New Beetle, Crossfox, Fox, Gol, G5, Polo, Saveiro G5, Spacefox, Voyage, Corrado, Vento, Passat, Variant, Logus, Pointer; Seat córdoba; Mercedes-Benz Sprinter; Citroen Evasion, Jumper, Berlingo, Xsara, Xsara Break, Xsara Picaso, ZX; Fiat Tempra, Trempa SW, Tipo, Coupé, Mrea, Marea Weekend, Ducato, Doblô, Elba, Fiorino, Prêmio, Uno Mille Economy, Idea ELX/HLX/Adventure, Palio, Palio Weekend, Palio Adventure, Palio Young, Siena, Strada, Strada Adventure Locker, Duna, 147, Oggi, Panorama; Peugeot 206,206 SW, 207, 306, 806, Boxer, Partner, Hoggar; GM Corsa, Corsa Classic, Meriva, Montana, Tigra, Prisma, Celta, Astra, Vectra, Vectra GT, Zafira; Daewoo Nubira; Ford Verona, Ecosport, KA, Fiesta, Fiesta Personalité/Supercharge, Fiesta Street, Focus, Explorer, Ranger, Belina, Corcel, Del Rey, Pampa, Curier, Escort, Escort Zetec; Honda Fit; Iveco Daily; Renault Clio, Kangoo; Toyota Corolla, Fielder, Hilx SW4, RAV 4; Kia Besta GS, Bongo K2700; Ssangypng Korano, Musso; Mitsubishi Pajero IO, Pajero PININ, Pajeiro TR4 e Mazda B2300, B2500, B3000, B4000, indentificadas pelos modelos TAC n°s  01002, 01006, 01008, 01009, 01012, 02001, 03001, 03003 á 03005, 03008 á 03011, 03013, 03014, 03016, 04001 á 04003, 04005, 04007, 04008, 04010, 04011, 04013, 08003 á 08006, 08010, 08012, 08013, 08017, 08018,10001, 12001, 17002, 17003, 17006, 18010, 18014, 22003 á 22005, 33002, 33004, 39002, no mercado a partir de 09 de agosto de 2013.

De acordo com a empresa, a campanha de chamamento, com início 12 de fevereiro de 2014, abrange 22.646 (vinte e dois mil, seiscentos e quarenta e seis) veículos distribuídos da seguinte forma pelos estados da federação:

Goiás - 4109 veículos

Pernambuco - 15675 veículos

Paraná - 1519 veículos

Rio de Janeiro - 9109 veículos

São Paulo - 1935 veículos

Em relação ao defeito constatado, a empresa informou que "foi identificado pela MMC que as articulações axiais que fazem parte do sistema de direção dos veículos, disponibilizadas no mercado de reposição de autopeças (...), podem conter defeitos e se romper integralmente (...). Os repetidos movimentos argulares ascendentes e descendentes da suspensão do veículo podem ocasionar o rompimento integral da barra axial, principalmente em ocasiões de manobra do veículo".

Quanto aos riscos á saúde e á segurança apresentados, sustentou que pode correr "perda de dirigibilidade do veículo e acidentes com danos físicos e materiais ao condutor, ocupante e terceiros".

Quanto á data e ao modo pelo qual a periculosidade foi detectada, asseverou que "em janeiro deste ano de 2014, ao tomar conhecimento de recall de peças similares pela SKF do Brasil Ltda, fabricadas pela Techsus, a MMC tomou conhecimento de que as articulações axiais adquiridas da mesma fabricante a partir de 1° de agosto de 2013 poderiam conter vicío de fabricação que ensejou aquela campanha (...) Após notificar referida empresa e encontrar dificuldades em obter um posicionamento conclusivo sobre a existência de defeitos nas peças fornecidas, obteve a informação de que estas seriam integralmente revisadas por precaução e, diante desse cenários, em vistas a garantir ao consumidor o direito á segurança, a MMC  decidiu por início ao recall preventivo das peças mencionadas nessa comunicação".

A empresa informou que não tem o conhecimento da ocorrência de acidentes relacionados ao defeito em tela.

O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um de nossos postos de atendimento ou discar 151.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil