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Procon Móvel atendeu a 16.429 consumidores em 2010

03.01.2011 - 10:25

03/01/2011 - 10:25

O Procon RJ atendeu a 16.429 consumidores nas oito comunidades atendidas pelo projeto Procon Móvel, de 9 de novembro de 2009 – quando ele foi inaugurado – a 30 de novembro de 2010 (quando foi iniciado o recesso).

Foram assistidos moradores da Rocinha, do Complexo do Alemão, Cidade de Deus, Preventório (Niterói), Terreirão, Santa Marta, Rio das Pedras e Cantagalo. Foram ainda pesquisados 14.343 consumidores.Durante a execução do projeto foi percebido que a presença de um órgão do Estado é de suma importância para os consumidores e moradores dessas comunidades.

Com a presença do Procon Móvel, os consumidores puderam se informar e tirar dúvidas sobre as relações de consumo gratuitamente. Entre as pessoas pesquisadas, apenas 6.507 conheciam o Procon (45%) e 7.836 não conheciam (55%). Em relação ao Código de Defesa do Consumidor (CDC), a situação é mais delicada. Apenas 2.832 consumidores informaram conhecer o CDC (20%) e 11.511 não o conheciam (80%).

No item relações de consumo, 5.704 já tiveram problemas com algum fornecedor (40%) e 8.640 informaram que nunca tiveram problemas (60%). Mesmo comemorando 20 anos de existência, o CDC ainda é pouco conhecido pelas comunidades menos favorecidas.

Por isso, a importância do Procon Móvel. Pois, além de divulgar o órgão e o CDC, dar mais cidadania aqueles que mais precisam do Estado.Os principais temas de reclamações dos consumidores consultados foram: cobranças indevidas; dúvidas nas garantias dos produtos; cobranças por serviços não solicitados; dúvidas sobre produtos defeituosos; demora na devolução de produtos; na assistência técnica (mais de 30 dias); não entrega de produtos na residência dos consumidores, alegando área de risco; dúvidas nas contas de telefonia celular e fixa; dúvidas nas faturas da CEG; dúvidas nas faturas da Light e nas contas da Cedae e outros.

As empresas mais reclamadas são as de telefonia celular (Vivo, Claro, Tim e Oi), fixa (Oi Telemar, Intelig), Light, CEG, Cedae, cartões de crédito, Ponto Frio, Casa e Vídeo, Casas Bahia, Insinuante, Lojas Americanas e Ricardo Eletro (compras nas lojas e pelo site).

Os motivos são: cobranças indevidas, má prestação dos serviços das assistências técnicas, demora na entrega dos produtos, produtos com defeitos e outros problemas relacionados a consumo.

O Procon Móvel atendeu a 1.656 pessoas na Rocinha; 1.885 no Complexo do Alemão; 1.323 em Cidade de Deus; 2.225 no Morro do Preventório; 2.798 no Terreirão; 2.382 em Santa Marta; 1.957 em Rio das Pedras e 2.301 no Cantagalo.

Com o deslocamento rápido dos veículos e profissionais treinados (advogados, motoristas e atendentes) para atender a esses consumidores, foram disseminadas noções básicas de Direito do Consumidor, para uma política de educação voltada ao consumo consciente, educando, informando, orientando e defendendo os consumidores dessas comunidades.

O objetivo futuro é atender as comunidades que já estão pacificadas com uma UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) instalada em seu território como as comunidades do Morro da Babilônia, Chapéu Mangueira, Batam, Borel, Providência, Macacos, Salgueiro e outras comunidades que já estão em processo de pacificação.
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