Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual fiscaliza 49 restaurantes do Centro para verificar se estão cumprindo a lei da água

25.02.2014 - 18:00
site_1393361702.37.jpg

A Secretaria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon), por meio do Procon Estadual, realizou nesta terça-feira, 25/02, mais uma ação da Operação Jarra D’Água. Os agentes vistoriaram 49 restaurantes e bares do Centro, no Rio de Janeiro, para verificar se estão cumprindo a Lei Estadual 2424/95,que estabelece o fornecimento de água potável filtrada, gratuitamente, aos consumidores. Dos estabelecimentos fiscalizados, 13 jácumpriam a lei da água.

A finalidade desta primeira etapa da operação é informativa, esclarecendo os responsáveis pelos estabelecimentos sobre a necessidade de se adequarem à lei. Em uma segunda etapa, os fiscais retornarão aos locais onde estiverem e, caso a lei não esteja sendo cumprida, o estabelecimento será autuado e multado.

Menu de Direitos

Além de esclarecer sobre o cumprimento da 'Lei da Água',os fiscais do Procon Estadual também distribuíram para os clientes o Menu de Direitos, uma cartilha criada pela Seprocon, em parceria com o Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes (SindRio), na qual estãodetalhados todos os direitos do consumidor neste tipo de estabelecimento, entre eles o fornecimento gratuito de água filtrada para clientes. A cartilha foi lançada no ano passado, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, em que o Rio recebeu milhares de turistas.

O Menu de Direitos em bares e restaurantes pode ser acessado no site do Procon-RJ (www.procon.rj.gov.br).

Locais que oferecem água filtrada aos clientes:

1 - Mar (Restaurante Mauá): Praça Mauá, 5

2 - Restaurante Da Silva (Teatro Sesc Ginástica): Avenida Graça Aranha, 187/4° andar

3 - Pampa Grill: Avenida Almirante Barroso, 90

4 - Boca do Forno: Avenida Almirante Barroso, 91/loja A

5 - Giuseppe: Rua Sete de Setembro, 65

6 - Clube Gourmet: Rua Sete de Setembro, 63

7 - Delight: Rua da Quitanda, 71

8 - Confeitaria Colombo: Rua Gonçalves Dias, 32

9 - Restaurante Leiteria Mineira: Rua da Ajuda, 35

10 - Giuseppe Grill: Rua da Quitanda, 49

11 - Botequim Itahy: Avenida Nilo Peçanha, 44

12 - Filet e Folhas: Avenida Rio Branco, 1/loja A

13 - Dom Divino: Rua Dom Gerardo, 64

 

Confira o que saiu na mídia sobre a Operação Jarra D'Água:

O Dia

RJ Notícias
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil