Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon-RJ: reclamações agora podem ser feitas pelo celular, tablet e computador

27.03.2014 - 16:52

A Secretaria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon) lançou nesta quinta-feira (27/03) o aplicativo web 'Meu Procon-RJ', mais um canal da população com o Procon-RJ. Agora, os consumidores fluminenses podem fazer suas reclamações pelos seus smartphones e tablets ou pelo computador. O lançamento aconteceu na sede da Seprocon.

Prático e funcional, o aplicativo web ‘Meu Procon-RJ’ poderá ser acessado nos celulares e tablets por meio do link: meuprocon.rj.gov.br, pelo Facebook da autarquia (www.facebook.com/ProconRJ), e também via Q.R. Code. Feita a reclamação pelo web APP, os consumidores receberão imediatamente um número de protocolo referente à sua queixa, que poderá ser acompanhada na internet através do link: www.procononline.rj.gov.br, onde também poderão efetuar reclamações.

Além de poder fazer reclamações, o aplicativo web 'Meu Procon-RJ' vai ajudar a responder às dúvidas mais frequentes dos consumidores. Isso permitirá desafogar o atendimento do disque Procon-RJ 151, feito atualmente por 23 atendentes - todos concursados. Hoje, o contato do consumidor com o órgão é feito tanto pelo telefone 151 quanto presencialmente, nos seis postos do órgão espalhados pelo Grande Rio.

Equipes uniformizadas com camisas alusivas ao aplicativo web do Procon-RJ (com o link de acesso e o Q.R. Code do web APP estampados nelas) estarão divulgando o novo serviço para o público em pontos-chave do estado a partir deste fim de semana, tirando as dúvidas da população e auxiliando as pessoas a acessarem o web APP. Serão afixados cartazes em estações de trem, barcas, metrô, além de terminais rodoviários, bem como distribuídos folhetos explicativos para que a população tome conhecimento do novo serviço e de como funciona.

O ‘Meu Procon-RJ' funcionará nos principais sistemas operacionais que rodam em smartphones e tablets (IOS, Androide Windows Phone). O layout da nova ferramenta se adapta a qualquer dispositivo mobile, o que amplia, consideravelmente, a sua aplicabilidade. Como se trata de um aplicativo web, ele não é baixado de nenhuma loja virtual como apple store, google ou similares, mas acessado pelo link: meuprocon.rj.gov.br, o que facilita bastante para o consumidor.

O web APP do Procon-RJ oferece ainda um campo sobre regras do comércio eletrônico e outro com os endereços e telefones dos postos de atendimento presencial do Procon Estadual.

Acompanhamento das queixas pelo site

O moderno sistema de reclamação via site do Procon-RJ permitirá também o acompanhamento e gerenciamento de todas as reclamações, pela autarquia, possibilitando uma comunicação mais fácil com os consumidores e as empresas reclamadas, além da geração de gráficos e relatórios sobre os mais diferentes tipos de queixas.

Estiveram presentes ao lançamento do aplicativo web do Procon-RJ, o subsecretário de Proteção e Defesa do Consumidor, Woltair Simei; o presidente do Proderj, Paulo Coelho; o presidente do Procon-RJ, João Oliveira, entre outras autoridades.

Confira o que saiu na mídia sobre o novo aplicativo:

O Dia

O Globo

Veja

Extra

Portal do Consumidor

Band

EcoFinanças

O Cidadão

Agência Rio

A Noite Toda

Terceira Via

Novo Momento

Consumidor

Acontece em Petrópolis

 
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil