Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual recolhe 93kg de produtos impróprios em Supermercados Vianense de Caxias e Nilópolis

31.03.2014 - 19:17
site_1396304267.34.jpg

A Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon), por meio do Procon Estadual, esteve nesta segunda-feira (31/03) com seus fiscais nas ruas realizando diversas ações em vários supermercados da região metropolitana do Rio. Os agentes verificaram se os estabelecimentos vistoriados vendiam carne previamente moída, o que é proibido por lei no estado do Rio, e recolheram caixas do leite desnatado Elegê (lotes que não foram proibidos) e de água de coco Ducoco para submeter a novos testes. Durante a ação, a fiscalização encontrou irregularidades em duas filiais do supermercado Vianense – uma em Gramacho, Duque de Caxias, e outra em Nilópolis. No total foram recolhidos 93kg de produtos impróprios para consumo. Os dois estabelecimentos foram autuados e serão multados.

No Vianense de Gramacho, a fiscalização encontrou 10kg de salsicha vencidos e 37kg de carne previamente moída, além de 40kg e 900g de carne sem especificação do prazo de validade e de cor esverdeada. Essa carne estava ao lado da máquina de moer, que foi interditada. Na filial da rede em Nilópolis, a câmara de laticínios estava enferrujada e mal conservada. A fiscalização determinou que o estabelecimento faça manutenção do equipamento em um prazo de 45 dias.

Em outra ação dos agentes, amostras do leite desnatado Elegê foram recolhidas para se ter mais garantiasdeque não há lotes com problemade adulteração de gosto e aparênciaainda sendo vendidos. O Procon Estadual já havia recolhido em janeiro amostras da água de coco Ducoco e de outras marcas para verificar a qualidade dos produtos e o Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen-RJ) pediu outras para a elaboração do laudo.

Durante a ação, os fiscais verificam outra denúncia: se ocorreu alteração no volume da embalagensdeprodutos da Nescau, sem que tenha havido a divulgação dessa informação de forma correta ao consumidor. A denúncia, porém, não foi comprovada.

Os agentes vistoriaram filiais do supermercado Vianense, das Redes Extra, Prezunic, Guanabara, Carrefour, Mundial, Makro, Supermarket, Zona Sul e Multimarket; no Rio de Janeiro, Niterói, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Nilópolis, São João de Meriti e Belford Roxo.

Balanço da ação de hoje:

1 – Vianense (Av. Presidente Kennedy, 2396/Gramacho – Duque de Caxias): 37kg de carne previamente moída; 10kg de salsicha vencidos; 40kg e 900g de pá sem especificação e cor esverdeada. Máquina de moer interditada.

2 - Vianense (Nilópolis): 4kg e 100g de muçarela vencidos; 778g de pasta de provolone sem especificação; frango, pastas e frios impróprios para o consumo. Foi dado o prazo de 45 dias para que seja feita manutenção na câmara de laticínios por estar em péssimo estado de conservação.

 

Confira o que saiu na mídia sobre a ação:

Manchete Online

Manchete Online

O Fluminense

 
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil