Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon RJ divulga monitoramento de Blackfriday com mais de 700 produtos

19.11.2023 - 16:47
black_friday_19_11_1700423223.759.jpg

Em meados de outubro, o Procon Estadual do Rio de Janeiro, iniciou monitoramento dos produtos mais buscados na Blackfriday para observar a flutuação de preços e identificar possível "maquiagem" de valores, quando o fornecedor aumenta o preço do produto dias antes e na data estipulada para as promoções, retorna ao valor original, dando ao consumidor, a falsa impressão que aquele desconto foi realmente aplicado.Mais de 700 produtos foram monitorados nos principais sites.

Televisões, celulares, geladeiras, fritadeiras elétricas, assistentes de voz e vídeo games, foram alguns dos produtos verificados desde outubro e, após análise desses dados, os agentes já identificaram descontos de até 45% em um assistente de voz e 34% em uma Airfryer, com baixas respectivas de R$ 330,90 e R$ 210,00.

Porém, alguns produtos sofreram aumento na última semana, como foram os casos de uma TV de 43" e de um assistente de voz, que tiveram aumentos de 98% e 71%, respectivamente, em um mesmo site.

-Estamos monitorando os produtos mais buscados a fim de ajudar o consumidor a economizar e fazer uma boa compra, além de identificar possíveis práticas abusivas, como a "maquiagem "de preços, adotada, infelizmente, por alguns fornecedores, afirma Cássio Coelho, Diretor Presidente do Procon-RJ.

Coelho também destaca que o monitoramento continuará no dia da Blackfriday, além de fiscalizações antes da data do evento, para orientar fornecedores e possibilitar a adequação de possíveis irregularidades.

No dia do evento, também ocorrerão fiscalizações para coibir qualquer prática abusiva e garantir o sucesso e a credibilidade da data.Agentes da autarquia ressaltam que o princípio da livre iniciativa deve ser respeitado, ou seja, é livre a precificação, desde que o fornecedor não se utilize de meios para iludir ou enganar o consumidor e esclarecem que os produtos que sofreram aumento substancial na última semana, terão maior atenção no monitoramento para identificação de possível prática abusiva.

Dicas importantes aos consumidores serão divulgadas em nossas redes sociais oficiais, aponta o Presidente do Procon-RJ.

O monitoramento poderá ser acessado através do link:

https://bit.ly/Pesquisa-BlackFriday-ProconRJ2023

A autarquia aponta que os percentuais do monitoramento divulgado, foram obtidos através da análise entre a primeira e última semana da verificação.

O consumidor que desejar realizar denúncia ou reclamação, poderá acessar os canais de atendimento através do site oficial da autarquia:http://www.procon.rj.gov.br/
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil